Vida boa com você, por TETO Arquitetura

Inspirados pela identidade moderna da família, os arquitetos Franciano Valente e Maick Rocha, da TETO Arquitetura Unificada, conceberam uma proposta jovial — na qual o conforto é palavra de ordem para o casal e a sua filha partilharem a vida em conjunto.

Pode até parecer óbvio, mas o conforto sempre será a chave para que um imóvel se torne verdadeiramente um lar — e diga-se de passagem, ele não é tão simples de se construir. Afinal, cada proprietário tem as suas particularidades: os materiais específicos que ficam na memória e afloram os sentidos, o layout necessário para atender o cotidiano da família, a decoração que conta a sua história e torna-se parte dos melhores momentos da vida em conjunto.

Foto: Kacio Lira

Entre tantos elementos que geram identificação e aconchego, as principais solicitações do jovem casal de 20 e 25 anos, que possui uma filha pequena, era de que os arquitetos Franciano Valente e Maick Rocha transformassem o terreno de 280 metros quadrados em uma residência linear e integrada. Os profissionais, que comandam a TETO Arquitetura Unificada, conectaram os principais ambientes sociais com a área externa — concebendo espaços que dialogam entre si e uma permeabilidade visual de excelência.

Foto: Kacio Lira

O duo idealizou esquadrias de madeira para a composição do lar, material que aquece e auxilia na atmosfera caseira. Apesar do tradicional elemento comandar a proposta com imponência, a modernidade é o que traduz o projeto, transmitindo a essência do trio. Franciano e Maick também se desafiaram e conceberam áreas otimizadas e, apesar da metragem limitada, a família recebeu cenários funcionais e altamente personalizados.

No ambiente onde as conexões se reafirmam, a monotonia ficou de lado e os arquitetos apostaram em um equilíbrio de materiais potentes. O piso, em porcelanato Mármore Paraná, e a parede, que também recebeu um porcelanato contemporâneo, fazem um contraste refinado — tudo complementado pela fotografia de Saimon Campos, que fez uma sessão de fotos exclusiva para os cavalos do cliente. As cadeiras Soie e a mesa de Jantar Poly expressam modernidade com seus traços lineares que transmitem leveza, enquanto o pendente Anello, do Studio Luce, arremata com nobreza.

Foto: Kacio Lira

A integração dos espaços sociais com a área externa não beneficia somente a interação dos usuários — como também auxilia na entrada de iluminação natural, que torna os ambientes mais frescos e claros. “Cada peça do living foi desenhada, projetada e escolhida a dedo”, revelam os arquitetos, que tinham como objetivo criar uma atmosfera de aconchego, de modernidade e aflorar a naturalidade de materiais. O Mármore Marrom Imperador Escovado forma um detalhe sofisticado no painel da televisão, no qual a lareira em Ultra Compacto Laminan é um dos destaques.

Pontos-chave
• All black, a cozinha foi projetada para ser compartilhada. Por isso, a aposta foi uma grande ilha com cantos arredondados que recebe cadeiras estilosas e uma bancada sobreposta — com o revestimento Ultra Compacto Laminam adicionando uma leveza ímpar no espaço.
• Presente no forro da área gastronômica, a madeira cria um clima de acolhimento e colabora para a personalização — enquanto o piso em porcelanato Mármore Paraná reforça a integração entre os ambientes sociais.
• Os arquitetos Franciano e Maick participaram “da escolha do terreno até o último borrifar do aromatizador”, revelam. Por isso, cada espaço exibe o cuidado e a expertise da dupla.

Foto: Kacio Lira

Ampla e com tonalidades ousadas, a suíte master alia aconchego e sofisticação para o cotidiano do casal. As cores sóbrias não atrapalham no conforto predominante e foram complementadas por espelhos que refletem a área externa e por elementos em couro natural — responsáveis por transmitir nobreza, acolhimento e durabilidade. Os painéis ripados dialogam com as estruturas em metal na cor preta, responsáveis por setorizar a área.

Foto: Kacio Lira

A iluminação diferenciada, adicionada nas prateleiras e no fundo do móvel planejado, transforma o closet em um cenário hollywoodiano. No banheiro máster, os cortineiros e a cuba esculpida foram desenhados pelo escritório para otimizar o espaço. Além da luz solar que abraça o ambiente, o revestimento Siena Shiante, da Portobello, exibe uma beleza encantadora.

Franciano e Maick descreveram o quarto de hóspedes como um “pouso breve”. Para o recanto, utilizaram tonalidades leves, com a predominância do branco, e apostaram em uma vista para o jardim da família. O quarto e o banheiro seguem uma linha mais monocromática e também receberam iluminação solar abrangente.

Arcos e móveis com cantos arredondados dão vida ao quarto da pequena, que parece ter saído de um conto de fadas. O ambiente foi pensado para o seu máximo aproveitamento: com elementos na altura da criança e tonalidades pastéis, é um verdadeiro refúgio. A iluminação destaca a cama e a sua cabeceira, recebendo protagonismo na proposta.

Detalhando
1. Para aproveitar o sol e relaxar, a área externa recebeu tons mais claros e mantém o diálogo com os espaços internos por meio dos revestimentos naturais.

Foto: Kacio Lira

2. Entre os dois closets, os arquitetos inseriram uma ilha que serve de apoio para as trocas de roupas. O elemento segue a narrativa moderna, com ripas e iluminação cenográfica.

Foto: Kacio Lira

3. Com o forro de madeira interagindo com as esquadrias do mesmo material presente na casa, a circulação interliga os ambientes com sofisticação.

Foto: Kacio Lira

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.