Lado bom da vida, por Fabiane Tavares

Pela mente e mãos de Fabiane Tavares, o apartamento em Joinville é resultado da busca pelo essencial — fortalecido na composição minimalista e inspiração caseira.

As gerações passam e se modificam. Entre um bocado de transformações, algumas coisas permanecem, como a vontade de eternizar lembranças, resgatar as tradições e achar maneiras de fortalecer os preciosos momentos em família. Quase sagrados, estes instantes merecem palcos aconchegantes, grandiosos e que estimulem a interação entre quem se ama para que os encontros sejam comuns no cotidiano.

Foto: Kacio Lira

Além de concretizar a personalidade do casal, este apartamento em Joinville possui a essência de casa e atributos que garantem a segurança e o conforto dos proprietários e seus dois pets. Na assinatura, Fabiane Tavares aliou o pedido por ambientes minimalistas com automação e tecnologia de ponta — presente nas cortinas, nos tapetes e em outros elementos ao longo das áreas.

Livre de excessos, a composição se concentrou no essencial para o desfrute a dois e para o bem receber. A movelaria totalmente nova e a integração dos principais espaços também se destaca, resultado da reforma completa que a designer executou durante o projeto.

Foto: Kacio Lira

As linhas simétricas e os tons suaves marcam a proposta da área social, que transmite fluidez e equilíbrio através da marcenaria planejada e dos móveis soltos. Assinado por Marcelo Ligieri, o banco Canoe é revestido em couro natural e cheio de cultura e referências ao mar. Nas alterações estruturais, Fabiane resolveu fechar a antiga sacada para que a área ficasse mais extensa e a iluminação adentrasse sem empecilhos — e, onde era o local, adicionou a aconchegante poltrona Re-vive, da Natuzzi.

Foto: Kacio Lira

Pontos-chave
• Além da estética refinada, o home theater possui um telão que pode ser acionado para que o casal assista a seus filmes, shows, documentários ou outras obras que têm preferência.
• Em destaque, as mesas de centro Ora e Bol, de Marcelo Ligieri, adicionam dinamismo pelos formatos circulares. As obras foram compostas com o tapete antialérgico desenhado por Fabiane, formando um pano de fundo funcional e estiloso.
• O par de poltronas Glória e o sofá em couro natural são da Natuzzi. As peças compartilham cores claras e contrastam com o aparador da televisão, assim como outros elementos do décor.

A sala de jantar, integrada a outros ambientes sociais, auxilia na conversação e na interação dos moradores e seus convidados. As cadeiras Aspen, de Marcelo Ligieri, e a mesa Mérida, do Studio Saccaro, mesclam formas sinuosas, referências contemporâneas e estruturas geométricas — enquanto o lustre ornamental e os quadros abstratos acrescentam pontos de cor sofisticados.

O glamour que só o tom de dourado transmite foi valorizado no banheiro master nos acessórios, metais e pedras. A porta de vidro em pó de ouro se destaca, equilibrando-se com o revestimento Pan de Oro. O espaço também foi automatizado e a ducha foi importada para o apartamento do casal.

Foto: Kacio Lira

O azul das águas translúcidas percorre as cores do mobiliário solto da área externa, que recebeu uma base com os tons que ditam a estética do condomínio. Além do piso aquecido que torna o ambiente mais aconchegante para o clima tropical do país, também foi projetado um espaço privativo com cobogós e cobertura retrátil.

Detalhando
1. Para resgatar as paixões — seja na gastronomia, dando vida a bons pratos, ou recebendo a família — o espaço gourmet é o xodó do casal e o lugar onde passam a maior parte do tempo. A circulação fluida e os vidros antirruídos incentivam a ambientação leve, que recebeu uma churrasqueira com acionamento automático e as cadeiras Palladio, da Saccaro.

Foto: Kacio Lira

2. Materiais de excelência também foram a aposta na cozinha que, apesar de ser um espaço de menos uso, foi planejada com cuidado e expertise. A profissional utilizou dekton e madeira natural, além de uma persiana especial para que a iluminação seja abrangente e valorizada.

Foto: Kacio Lira

3. Com apenas dois metros quadrados, a execução do lavabo foi desafiadora: devido à pequena metragem, resultado da intervenção da construtora do condomínio, Fabiane utilizou artifícios de design para ampliá-lo, como os espelhos, por exemplo.

Foto: Kacio Lira

4. Adicionando mais intimismo à sala, a luminária de piso Tirante foi escolhida com tons semelhantes aos compostos no ambiente. O item é do premiado designer André Ferri e nasce da madeira jequitibá, um material de alta qualidade.

Foto: Kacio Lira

5. Junto das boas-vindas, a estética minimalista recebe quem dá os primeiros passos do apartamento. A cartela de cores sutil enaltece o estilo, assim como os móveis assertivos.

Foto: Kacio Lira

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.