Histórias para contar, por Mariana Tormen Haiduk

A inventividade do escritório de Mariana Tormen Haiduk uniu passado e presente em uma reforma que valoriza a essência do imóvel. Neste projeto, os proprietários receberam ambientes que expressam as suas identidades com integração, biofilia e uma atmosfera caseira.

Assim como os seres humanos, um imóvel conta a sua história — por meio dos materiais que revelam a sua idade; do layout que instiga a imaginar o convívio da família; das linhas e das curvas que revelam a sua personalidade, o seu estilo. Chamada para adaptar uma residência que pertencia a uma tradicional família de Chapecó, o escritório de arquitetura Mariana Tormen Haiduk cumpriu a missão de atualizar os ambientes conforme os pedidos dos proprietários, sem eles perderem a sua essência, ouvindo e respeitando todas as histórias que construíram aqueles lugares ao longo do tempo.

Foto: Kacio Lira

Mantendo alguns componentes clássicos como o forro de madeira e o lustre de cristal da sala de jantar, Mariana e sua equipe desafiaram-se a um projeto que tinha tudo para ser imprevisível — afinal, por conta da idade da residência e de reformas anteriores, vários imprevistos poderiam surgir durante a obra. Porém, nada atrapalhou o resultado: repleto de ambientes integrados e com muita iluminação natural, os novos cenários surgiram com excepcionalidade.

Foto: Kacio Lira

O mobiliário assinado pelo escritório somado às tonalidades claras garantiu um acolhimento sensível à proposta, estimulado também por meio da integração com a área externa. O jardim é como um pano de fundo natural e fresco, formando uma paisagem contemplativa que auxiliou a manter o jeito de casa dos espaços, um dos pedidos principais dos proprietários.

Foto: Kacio Lira

Percebendo que o pé-direito da sala de jantar era de baixa estatura, os profissionais do escritório decidiram deixar as vigas aparentes e criar um painel em marcenaria para destacar o lustre de cristais folheado a ouro. Um espaço para cafés e uma adega executada em pedra natural e serralheria foram planejados no ambiente das refeições, servindo também de apoio para os convidados.

Foto: Kacio Lira

Para os clientes receberem os seus amigos e familiares, foram planejados ambientes que transmitem um conforto irreverente. Integrada ao restante da área social, a sala colabora para o ponto de encontro perfeito: luz solar, peças nobres e estofados acolhedores da Natuzzi Editions fazem parte do espaço, assim como a lareira ecológica em Dekton Entzo. O elemento possui veios acinzentados e é uma pedra resistente, além do seu visual que se assemelha às obras de arte.

Pontos-chave
• O forro inclinado em madeira é um dos xodós da casa, mantido no projeto para reforçar a atmosfera caseira. O elemento entra em equilíbrio com os demais itens acolhedores e as texturas que permeiam a área social.
• Na marcenaria da cozinha, foi projetado um móvel para colocar os souvenirs das viagens da família, auxiliando da identidade dos espaços.
• O casal de proprietários deu total liberdade para Mariana e seguiu à risca o projeto, o que resultou em ambientes equilibrados, repletos de bom gosto e de história — sejam as dos próprios clientes ou a da casa, que também foi valorizada de forma sublime.

Foto: Kacio Lira

Concebida a partir do estilo americano, com uma grandiosa bancada dedicada aos lanches e refeições rápidas, a cozinha é toda revestida em laca branca acetinada com superfícies em Corian. Os profissionais revelam que o ambiente é um dos destaques do projeto, pois, “com a abertura de uma grande janela, criou-se um cenário incrível, onde a natureza fez toda diferença, já que, além de trazer luminosidade, oportunizou a biofilia no ambiente”.

Inserindo pitadas de rusticidade ao coração da casa, o revestimento Terracotta Muro Lava, da Portobello Shop, colabora para a estética charmosa do ambiente. Os tijolinhos fazem contraste com os móveis claros, enquanto o pé-direito alto auxilia na amplitude e na claridade do espaço. Outro ponto que merece destaque no projeto é a automação, que deixou as áreas mais funcionais e eficientes.

Para os momentos mais reservados, como as horas de leituras e conversas ao redor do fogão a lenha, um lounge foi convocado ao lar. A biofilia continua a compor os cenários da residência e, neste espaço, ela se tornou o pano de fundo para o mobiliário aconchegante. Os painéis vazados permitem que a circulação da iluminação natural seja eficiente na área integrada aos ambientes externos.

Foto: Kacio Lira

A cabeceira em tecido, com filetes dourados, percorre a extensão da cama até o teto da suíte máster — aumentando a verticalidade do ambiente com sofisticação. O quarto possui três portas que dão acesso à varanda e, entre elas, foi criado um móvel revestido em Dekton Entzo que abriga a televisão e a lareira ecológica. O casal também recebeu um cantinho para leituras, com uma poltrona do estilo clássico.

Totalmente personalizada, a suíte também conta com um espaço para a decoração com nichos e iluminação indireta. Como o pé-direito baixo foi um desafio também na execução da suíte máster, os profissionais rebaixaram com gesso o mínimo possível. As luminárias na parede e as molduras nos painéis em marcenaria auxiliam a reforçar a atmosfera de abrigo e de pertencimento.

Os detalhes em dourado, presentes na suite máster, permanecem no espaço de maquiagem. Com uma penteadeira com bancada em Corian desenhada sob medida pelo escritório de arquitetura, o ambiente recebeu uma cadeira ornamental e arandelas clássicas. O escritório também apostou em um grandioso closet.

Detalhando
1. Os móveis orgânicos e suas curvas sinuosas foram os escolhidos para os ambientes, adicionando mais fluidez. O projeto apresenta uma mescla de estilos, tornando-se atemporal e autêntico.

Foto: Kacio Lira

2. O lounge recebeu uma composição intimista, com elementos que incentivam os bons momentos da vida — seja em conjunto ou sozinho, curtindo a própria companhia.

Foto: Kacio Lira

3. Outro ambiente que deixa a monotonia de lado, o lavabo recebeu uma parede revestida com o Japur, da linha Horizontes. A bancada com o porcelanato Ícaro se alia ao espelho redondo e à iluminação indireta para encantar.

Foto: Kacio Lira

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.