Harmonia contemporânea, por Leal Ribas

A perfeição mora nos detalhes e este projeto de cerca de 300 metros quadrados comprova isso. Pelos olhares do escritório Leal Ribas Arquitetura e Engenharia, o apartamento decorado exibe uma curadoria especial, pensada no conforto, na funcionalidade e na sofisticação que percorre cada ambiente.

Partilhando o objetivo de criar cenários extraordinários para o bem viver, as arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas, do escritório Leal Ribas Arquitetura e Engenharia, reuniram as suas expertises e conceberam mais um apartamento decorado — imóveis que são a tônica do seu portfólio, que entrega lares prontos para morar. Na proposta em São José dos Pinhais, os elementos se propõem a acolher os moradores em uma extensa área social, na qual os principais espaços foram conectados e colaboram para a interação da família e de seus convidados.

Foto: Kacio Lira

Separado em três áreas distintas — serviços, convivência e área íntima — o apartamento é norteado por tons terrosos, iluminação estratégica e elementos naturais. Essas características são o que fortalece o aconchego, a sofisticação e a contemporaneidade, atributos que predominam nos espaços. A residência contou também com automação, que cria diferentes e personalizados cenários, além de componentes funcionais e acabamentos nobres.

O projeto “foi idealizado para um jovem casal com dois filhos, que gosta de receber os amigos e a família, com espaços amplos, priorizando viver com muito conforto, bem-estar e privacidade”, revela a dupla, que aliou com excepcionalidade à beleza das rochas ornamentais, como os mármores e os quartzitos, com a exclusividade do design assinado.

Foto: Kacio Lira

Emoldurando o home theater, um grande painel em Quartzito Galápagos exibe a estética natural, exótica e ímpar da natureza. Esculpida pela terra, a rocha ornamental entra em equilíbrio com os painéis amadeirados que percorrem a área social, registrando uma unidade visual refinada. As poltronas Drowse, assinadas pelo designer Deivid de Almeida, enriquecem com aconchego o ambiente, que recebeu um dos tapetes desenhados exclusivamente para o projeto pela arquiteta Carolina.

Pontos-chave

• No lounge da adega, duas poltronas Open em couro, assinadas pelo renomado Marcelo Ligieri, são as integradoras do living social, home theater e o lounge.
• A adega foi executada com reserva de 150 garrafas de vinhos, além de contar uma cristaleira lateral, que auxilia na organização dos cristais.
• Um grandioso painel ripado compõe a entrada da área social, camuflando o acesso para o lavabo estrategicamente.

A marcenaria se desenvolve como um pano de fundo refinado no living social. O ambiente recebeu uma grande abertura em “L”, configurando-se para receber iluminação e ventilação abrangentes, adicionando frescor à proposta que conta com as poltronas Jazz em laranja, de Edu Bortolai.

Foto: Kacio Lira

Com pinceladas de cor que adicionam vivacidade à proposta, nascidas dos quadros assinados por Annike Limborço e Michel Scarano, o living recebeu móveis aconchegantes com traços contemporâneos. O ambiente conta com aparadores que fazem o papel de bar para o preparo de bons drinks, uma escultura assinada por Cesar Justen que enriquece o décor e itens que destacam os acabamentos nobres como o couro, o metal e a laca.

A sala de jantar e o espaço gourmet compartilham a mesma área e possuem uma visão panorâmica que estimula a convivência. Com tampo em madeira, a composição da mesa de jantar dialoga com a marcenaria sob medida e com o pendente moderno. Em sua companhia, as cadeiras Bloo, assinadas por Marcelo Ligieri, recebem com excepcionalidade por meio dos acabamentos em couro e linho.

“A combinação entre o acabamento da caixaria do mobiliário e os painéis em madeira trazem unidade e aconchego ao ambiente”, revelam as arquitetas sobre o espaço gourmet — que recebeu todos os eletrodomésticos necessários para as necessidades da família, como a coifa em vidro que possui o mesmo acabamento do cooktop. As banquetas Moi, do designer Marcelo Ligieri, conectam-se esteticamente ao cenário e agregam conforto para a bancada em Dekton Siroco.

Tonalidades suaves e acabamentos sofisticados dão vida à suíte máster, que possui bastante privacidade e uma paisagem que desnuda a vegetação da cidade. As mesas de cabeceira Mocca e o banco Legend, ambos assinados por Rafael Egg, são o complemento ideal à proposta refinada. O quadro Ventoso, assinado por Mono Giraund, possui a mesma cartela de cores da suíte, equilibrando-se com o painel em marcenaria que reveste as paredes.

As arquitetas cuidaram de todos os detalhes da composição, como demonstra o grandioso painel em camurça com detalhes em frisos no tom dourado. Em couro, a cama é imponente e aconchegante, recebendo iluminação natural que auxilia na estética serena do espaço. O ambiente também recebeu uma escrivaninha com poltrona, assim como um tapete sob medida que compõe o quarto e o closet, desenhado pelo escritório.

Acolhida pela luz solar, a suíte do rapaz foi planejada nas tonalidades chumbo e couro whisky — responsáveis por adicionar descontração e ares urbanos ao cenário. O espaço foi composto por uma cabeceira exclusiva da M.Decor e pelas mesas de cabeceira arredondadas Movie, assinadas por Rafael Egg. A escrivaninha confere funcionalidade ao local, planejada com a cadeira Betsy, assinada por Jayme Bernardo.

Detalhando
1. Facilitando o cotidiano da família, a automação residencial faz parte dos cenários. Outro ponto-chave é o projeto luminotécnico, que conferiu uma atmosfera limpa para os móveis soltos, como as cadeiras em couro Open, de Marcelo Ligieri.

Foto: Kacio Lira

2. A narrativa desta suíte tinha como objetivo ser leve e suave. Por isso, recebeu uma cabeceira em camurça da M.Decor e as mesas de cabeceira Rush, assinadas por Rafael Egg.

Foto: Kacio Lira

3. Na terceira suíte, um grande armário com portas de correr foi planejado com espaço para maquiagem e possui banqueta, iluminação própria e gavetas para a organização dos pertences.

Foto: Kacio Lira

4. A obra Ventoso, de autoria da artista Mono Giraud, integra o painel em madeira clara na suíte máster. O ambiente garantiu sofisticação e intimismo na mesma medida.

Foto: Kacio Lira

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.