Vídeos

Os próximos capítulos da vida da família formada por um jovem casal de 35 anos, o filho mais velho e as duas gêmeas mais novas terão um pano de fundo inspirador, imponente e autêntico, que poderia facilmente ser cenário de um filme hollywoodiano contemporâneo. No melhor estilo americano, o projeto faz jus à missão de superar expectativas de quem percorre os ambientes marcantes do lar em Joinville. As arquitetas Natália Garofalo e Rafaela da Rocha, do Mútuo Studio, não pouparam sofisticação na casa pensada para a família fixar residência.

Foto: Kacio Lira

O trabalho resultou em uma composição clássica e atemporal, onde encantam os ambientes claros com contrastes nos detalhes, seja em alguma peça de mobiliário, seja nas texturas que passam longe da monotonia. Todas as molduras da marcenaria e a serralheria levam a assinatura do escritório, que projetou item a item minuciosamente.

Foto: Kacio Lira

Criando uma dicotomia com o conjunto da obra clássica com toques modernos, um pub intimista rouba a cena no subsolo com estética inspirada nos bares irlandeses, onde a paleta clara proposta como identidade é deixada de lado, dando lugar à rusticidade dos materiais eleitos – como o tijolinho irregular que reveste todas as paredes e arcos, e o pau-ferro no forro.

A aposta no pé-direito duplo atrai olhares e traz imponência à sala principal. Assim, cria-se uma espécie de amplitude no ambiente de estar, que chama atenção pelas aberturas alongadas, promovendo integração com a área externa e com o lago. A paleta do espaço de jantar se estende ao living, em uma charmosa combinação de cinza claro, detalhes sutis em dourado e especialmente a cor branca, que aparece no sofá e nas persianas da Uniflex.

Na sala de jantar, o lustre preto de cristal com cúpulas em tecido é o protagonista do ambiente, como único elemento de contraste em meio aos tons brancos e cinzas claros. Para integrar à identidade visual da residência, os detalhes em dourado são vistos na serralheria das cadeiras Débora, puxadores da marcenaria e perfis no painel de espelho que foi estrategicamente posicionado para elegantemente refletir a paisagem do lago. O tapete soft, da Decoralle, une os elementos.

Foto: Kacio Lira

Pontos-chave
• Prática, pontual e elegante, a cozinha gourmet se integra à composição como uma extensão da versão rotineira do ambiente.
• A marcenaria Bontempo somada às charmosas banquetas em veludo verde se dá como elemento principal e atribui um ar mais descontraído ao cômodo. A utilização de tons claros é determinante e assertiva no conjunto da obra, transmitindo a fineza do lugar — como demonstra os pendentes com gotas e cristal transparente.
• A chopeira em porcelana italiana branca também garante um charme diferente para a bancada de bar, que compõe este outro ambiente de recepção da casa.

Foto: Kacio Lira

Concentrada no coração do lar, a cozinha atrai olhares por sua área ampla e paredes cobertas em marcenaria de frentes usinadas junto à cristaleira iluminada que permite a exposição da coleção de louças da família. Aqui, nem a coifa passa despercebida, pois também recebeu revestimento em marcenaria emoldurada para se integrar à identidade do ambiente. Os puxadores dourados em formato de concha arrematam a proposta com delicadeza.

O estilo clássico predomina no espaço reservado do casal. O branco como cor proeminente ganha força nas diferentes texturas e materiais aplicados no quarto, com pintura em marcenaria, carpete, cabeceira estofada e peças de mobiliário solto. Presentes nos abajures Phenix e em outros detalhes pontuais, o dourado coroa o estilo proposto à suíte principal da residência, que tem vista privilegiada para o lago.

No banheiro da suíte máster, o encantamento fica por conta da grande abertura que enquadra o lago em frente, proporcionando um cenário com muita iluminação natural. O ônix também ganha destaque no espaço, assumindo o papel de material principal que reveste todas as superfícies e que se conecta à proposta clássica do ambiente. A moldura e os detalhes em dourado dão o acabamento na composição.

Detalhando
1. O clássico ainda tem lugar no mobiliário do pub, como o sofá Chesterfield e os pendentes em latão com globo de vidro leitoso do bar. “Um elemento que adoramos desenvolver foi a bancada em ônix retroilumiada e com fundo em caixa de vidro para armazenar as rolhas das garrafas consumidas ao longo do tempo”, revela o duo.

2. A base clara da proposta permite que tons mais ousados sejam explorados nos detalhes, como na tela que evidencia o pé-direito duplo na sala de estar. O pendente dourado em cristal é uma peça feita artesanalmente e possui um metro de diâmetro.

Foto: Kacio Lira

Profissionais em destaque

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.