Cenários que aproximam, por TETO Arquitetura Unificada

Concretização de um sonho, o projeto foi conduzido pela paixão dos moradores por Jurerê Internacional e inspirado na intrínseca conexão da família.

Como uma epígrafe que antecede os capítulos de uma aventura e convida o leitor a desfrutá-la intensamente, este projeto de 280 metros quadrados será o cenário para o casal e as suas duas filhas vivenciarem do que há de melhor: a conexão da família no cenário perfeito. Afinal, o apartamento nasceu da vontade de realizar o grande sonho dos integrantes de ter um lar em Jurerê Internacional, em Florianópolis — local que por duas décadas os recebeu no período de férias.

Foto: Fábio Jr. Severo

Protagonistas que entraram em cena para concretizar essa história, os arquitetos Franciano Valente e Maick Rocha, da Teto Arquitetura Unificada, iniciaram a reforma quando o edifício ainda estava em obras e utilizaram de suas expertises para adicionar a atmosfera que proporciona interação entre os familiares e uma composição que realça o lazer e o receber de quem se ama.

O apartamento de lazer foi carimbado pela harmonia entre os elementos, pela sofisticação inerente e por soluções estratégicas que incentivam o descanso. No living, a continuidade estética foi incentivada através de itens como o Mármore Paraná Argento, os espelhos que setorizam a área e os móveis soltos, como demonstra a escolha pela poltrona Re-vive em couro off-white, da Natuzzi.

Foto: Fábio Jr. Severo

Não à toa, os arquitetos planejaram uma iluminação personalizada para a área social, que ganha destaque pela inserção dos painéis ripados e do Mármore Paraná Argento — elementos que proporcionam a atmosfera sofisticada. A estética contínua foi auxiliada pelo porcelanato Siena Chianti no chão e nas paredes, pelos painéis em couro preto que camuflam a televisão e pelos móveis contemporâneos, como a poltrona reclinável Re-vive, da Natuzzi, as mesas de centro e de apoio.

Foto: Fábio Jr. Severo

PONTOS-CHAVE
• Estratégias promissoras entraram em cena para tornar o layout da área social mais fluido e conectar o living à cozinha. A sala de estar também recebeu três grandes blocos em seu forro, responsáveis por setorizar o ambiente.

Foto: Kacio Lira

• Espelhos foram escolhidos para revestir o teto e as paredes da sala, ampliando visualmente o pé-direito e adicionando luminosidade. Outro elemento que protagoniza é o grandioso painel ripado composto com telas tensoflex.

• O décor foi pensado com atenção na proposta, como expressa a elegância da luminária Memory, de Jader Almeida, os cristais, os abajures e o quadro da Masotti, assinado pela Mono Giraud.

Foto: Kacio Lira

Na sala de jantar, a leveza visual que vem da grandiosa mesa é contrastada pelo design das cadeiras, que possuem linhas curvas e um design robusto. Na escolha dos elementos, o objetivo foi o conforto dos convidados para que as conversas ocorram por horas a fio — e os pendentes, os veios do Mármore Paraná Argento e os detalhes em dourado comprovam isso.

Foto: Kacio Lira

Para arrematar, decorações foram compostas no aparador em tom de cinza, que servirá como buffet nos jantares. O elemento também foi revestido com lâminas em dourado e pedra natural nos tampos e nas laterais, dando continuidade ao mosaico da parede.

Foto: Kacio Lira

Um efeito de luz e sombra traz unicidade e textura à cozinha, desenvolvido através do revestimento Carbone, da Decortiles. O ambiente foi planejado com tons claros e toques em dourado, que estão nos itens em inox escovado e nas cadeiras circulares.

Foto: Kacio Lira

O MDF em tom escuro traz contraste e pode ser fechado quando necessário através de lâminas, garantindo a privacidade dos moradores e desenvolvendo um novo cenário ao espaço.

Foto: Kacio Lira

O ambiente de boas-vindas recebeu um círculo em dourado, que simboliza a união familiar. Ele foi pensado para transmitir a essência do projeto e se destaca em meio a painéis de madeira, que emolduram o espaço. O hall de entrada é conectado à adega, à copa e ao louceiro, área que os moradores adoram, já que são apaixonados por bons rótulos.

Foto: Kacio Lira
Foto: Kacio Lira

Em meio à curadoria de peças únicas, a cabeceira em linho offwhite é composta por uma parede repleta de espelhos em tom fumê e pinceladas em dourado na suíte master. O elemento dialoga com a outra estrutura de espelhos, planejada em metal com fundo vazado — estratégia que resultou na iluminação abrangente do quarto.

Foto: Kacio Lira

A grande bancada em Ultracompacto Dekton Berger integra-se à estrutura, enquanto os pendentes em aramado preto adicionam volume e, ao mesmo tempo, leveza ao cenário.

Foto: Kacio Lira

Um biombo com espelhos foi projetado para separar a suíte do closet, com assinatura de Franciano. A penteadeira é uma continuidade do bloco que sustenta a televisão, composta pelo Ultracompacto Dekton Berger, transmitindo delicadeza e auxiliando no diálogo entre os espaços.

Foto: Kacio Lira

No banheiro do casal, espelhos em formatos circulares se unem à bancada que fica solta no chão para agregar autenticidade. No lavatório, o Silestone Yukon e as ripas que se estendem do chão ao teto roubam os olhares.

Foto: Kacio Lira
Foto: Kacio Lira

Conduzida pela elegância e por formatos circulares, a suíte de uma das filhas foi projetada com diversos armários, espelhos e iluminação direcionada. A cabeceira em couro e tom grafite
expressa um charme contemporâneo, composta com a parede em Siena Pecorino e suas faixas em dourado.

Foto: Kacio Lira

Originando-se em um grande arco, o espelho da penteadeira — revestida Ultracompacto Dekton Berger — é o grande destaque, principalmente pela moldura dourada e pela iluminação frontal.

Foto: Kacio Lira
Foto: Kacio Lira

As estruturas vazadas constroem a estética do terceiro quarto, que mescla tons de marrom e branco com equilíbrio e modernidade. Aqui, todos os componentes planejado, como a penteadeira, o biombo, os painéis e o espelho, foram desenhados por Franciano — o que adiciona ainda mais exclusividade à proposta.

Foto: Kacio Lira
Foto: Kacio Lira

A personalidade da suíte da segunda filha vem do design da marcenaria, que recebeu uma sobreposição de texturas e de formatos. O couro natural resgata a sensação de aconchego e contrasta com os tons claros, presentes no painel ripado e na parede em porcelanato Bianco di Elba com boiseries atualizados.

Foto: Kacio Lira

A varanda é integrada ao living, o que garante uma circulação mais fluida entre os ambientes. Projetada em granilite, a área da churrasqueira foi ampliada para dar vida a um espaço para o manuseio e apoio ao churrasqueiro.

Foto: Kacio Lira

Elementos naturais como a madeira e a granitina foram utilizados no ambiente, que recebeu floreiras e uma movelaria receptiva.

Foto: Kacio Lira

DETALHANDO
1. Para superar as expectativas da família, os profissionais não pouparam esforços. Por isso, o resultado final emana harmonia, conforto e beleza com doses de sofisticação, que não poderia ficar de fora.

Foto: Kacio Lira

2. A circulação do living foi toda revestida com painéis escuros de MDF com acabamento em brilho. Ao lado da iluminação, os elementos viraram os protagonistas.

Foto: Kacio Lira

3. Os ares aconchegantes nascem da iluminação intimista e do papel de parede em mica, na cor preta e dourada, no lavabo. O círculo se repete no espelho, emoldurado pelo Mármore Paraná Nuvolato. Além da cuba assinada por Jader Almeida, a torneira Tube, da Deca, arremata com luxuosidade.

Foto: Kacio Lira

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.