Vivacidade que contagia, por TN Arquitetura

A energia cosmopolita, que vem dos grandes centros urbanos, adentrou este projeto em Curitiba. Assinada pelo escritório TN Arquitetura, a residência tem pinceladas de cores que inspiram o cotidiano do casal e suas duas filhas.

Foto: Eduardo Macarios

São nas simbioses da arquitetura que a criatividade é explorada e o extraordinário surge. Fugindo do que já é óbvio, as misturas dão novos sentidos às composições e buscam em pitadas de diferentes estilos expressar o âmago de cada proprietário. O estilo cosmopolita vibra na frequência das grandes capitais e leva para os espaços a licença poética de ousar: afinal, em metrópoles, a única regra é ter personalidade. Esse conceito, que alia diferentes segmentos, é quem comanda a composição da primeira residência do casal e suas duas filhas.

Foto: Eduardo Macarios

Garantindo conforto e uma estética descontraída, o escritório TN Arquitetura realizou adequações no layout já existente e, a partir da liberdade que os clientes deram a arquiteta Talita Nogueira, adicionou diferentes cores com equilíbrio — paredes, móveis e a decoração se complementam com uma vivacidade que encanta. Possuindo 235 metros quadrados, o lar também emana conforto e funcionalidade, recebendo materiais versáteis em áreas fluidas que reforçam a essência do quarteto.

Foto: Eduardo Macarios

Em Curitiba, a residência foi pensada integralmente para atender às necessidades da família, com móveis escolhidos a dedo para reforçar o aconchego. Além da diversidade de cores, os materiais naturais também foram eleitos e são alguns dos responsáveis pela unidade visual entre os espaços.

Foto: Eduardo Macarios

O verde nasce nos painéis da sala de jantar e se estende para os armários da cozinha. Vibrantes, as cadeiras coloridas da Artefacto colaboram para o aconchego, o dinamismo e inserem sensações positivas que nascem da tonalidade alegre. Assim como a mesa em granilite, o buffet é um dos destaques da área, exibindo nobreza por meio do revestimento em vidro reflecta bronze.

A cor que azuleja o dia na composição de Djavan dá origem ao sofá personalizado no espaço gourmet, que conta com mais uma obra de arte contemporânea. A mesa e as cadeiras vão ao encontro do estilo industrial pensado para o ambiente por meio de visuais mais brutos. O tapete black and white arremata o cenário concebido para as confraternizações da família.

Foto: Eduardo Macarios

O espaço gourmet se tornou a área de encontros e, por isso, necessitou de elementos práticos e estilosos. O revestimento Pietra Lombarda, que compõe a rodapia e a bancada, é o mesmo utilizado na cozinha — e foi planejado para interligar os pavimentos, apesar das propostas serem diferentes. Os móveis em madeira e as cadeiras com design orgânico se equilibram, assim como os elementos em preto.

Foto: Eduardo Macarios

Pontos-chave
• Estimulando a descontração com requinte, o tom de verde segue nos armários da cozinha e entra em contraste com a madeira, que agrega aconchego ao cotidiano dos proprietários.
• A ilha central, revestida com o porcelanato Pietra Lombarda, traz identidade para a área que comumente é deixada de lado nas composições.
• Assinadas pelo designer Gustavo Bittencourt, as cadeiras Iaiá homenageiam o modernismo brasileiro e enriquecem as refeições do casal e seus filhos.

Foto: Eduardo Macarios

Um clima europeu é convocado na suíte master, com um dossel em dourado e painéis com boiseries. A grandiosa cabeceira em couro foi desenhada pelo escritório e recebeu detalhes metálicos que combinam com as luminárias pendentes. A arquiteta também elegeu roupas de cama florais, que “tornam o ambiente aconchegante e sereno, evidenciando um décor refinado e uma identidade visual própria”, comenta.

A cabeceira em tom de azul foi desenhada para remeter às montanhas no quarto das filhas, que recebeu cores delicadas e sensíveis. O uso das luminárias de passarinhos traz para o ambiente leveza, ludicidade, elegância e graça.

Foto: Eduardo Macarios

Detalhando
1. Sem excessos, o projeto é como uma costura que interliga diversos pontos para um resultado que surpreende. O tom de verde é quem protagoniza a área social, entrando em harmonia com os revestimentos serenos e refinados.

Foto: Eduardo Macarios

2. No banheiro máster, a atmosfera de SPA é alcançada com sucesso. Com textura de granilite, as paredes e o piso ganharam o mesmo revestimento, integrando-se à madeira.

Foto: Eduardo Macarios

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.