Universo particular, por BST Arquitetura

Com combinações de cores que atraem os olhares, este apartamento em Curitiba equilibrou tons sóbrios com detalhes que inspiram, peças de grandes designers e obras de arte contemporâneas.

A Via Láctea inspira escritores, artistas, compositores e outros criadores com a beleza e a força das estrelas. Apesar de ser um desafio vê-la a olho nu nos centros urbanos por conta da intensa iluminação dos prédios, ainda é possível contemplá-la, principalmente no hemisfério sul. Na arquitetura, há um elemento que remete à potência dos astros: o granilite, material feito com pequenos grânulos que, na combinação de fundo preto com fragmentos brancos, cria um cenário como um céu estrelado.

Foto: Eduardo Macarios

O revestimento é um dos destaques do apartamento feito para pai e filho, em Curitiba, assinado pelos arquitetos Guilherme Belotto, Camille Scopel e Thiago Tanaka, do BST Arquitetura. O projeto, que é permeado por tons sóbrios, peças de design assinado e obras de arte, utilizou o granilite para trazer textura para a composição, pois possui um aspecto natural diferente dos materiais industrializados.

A escolha por tons dominantes não foi por acaso. Quando o cliente entrou em contato com o escritório, já havia feito toda a área íntima do apartamento. Então, para que houvesse uma unidade entre os espaços, o trio optou por características que já haviam sido utilizados, como as cores de paredes, portas e piso. “A partir desta base, buscamos elementos que trouxessem algo diferente para projeto”, contam. A parede de concreto preto com agregado exposto foi um desses elementos, assim como as divisórias de vidro que delimitam o estar social com o a sala de jantar e os painéis de madeira escura, que tornam o espaço ainda mais sofisticado.

Foto: Eduardo Macarios

Os arquitetos Guilherme, Camille e Thiago honraram o design brasileiro com peças de diferentes períodos. Entre elas estão a poltrona Mole, do ícone modernista Sergio Rodrigues; a mesa Água, de Domingos Tórtora; a mesa de centro Twist e a mesa de apoio Asti, de Jader Almeida; o quadro da artista plástica Julia Kater; e o vaso degradê por Heloisa Galvão – todos sobre o tapete desenhado especialmente para o cenário.

Foto: Eduardo Macarios

PONTOS-CHAVE

• O layout da sala de estar foi pensado para ser multifuncional. Pode-se simplesmente relaxar e ler um livro, receber amigos para encontros casuais ou até mesmo para uma festa.

Foto: Eduardo Macarios

• Um dos trunfos da proposta é a combinação equilibrada de peças de design assinado de criadores nacionais e internacionais. O premiado designer catarinense Jader Almeida tem suas criações em diferentes núcleos, como o aparador que recebe os ornamentos da composição e a luminária Ghost.

• Também estão presentes o designer italiano Luciano Vistosi, com o Abajur de Onfale, da Artemide; a cadeira em madeira por artesãos da Ilha do Ferro; objetos pedra sabão por Alva Design; o banco Sônia, do modernista Sergio Rodrigues; a escultura do multifacetado André Mendes; e a obra de arte do artista plástico paulista Alexandre Frangioni.

Foto: Eduardo Macarios

A conexão entre design e arte é um dos pontos altos do projeto, permeando todos os espaços sociais do apartamento. Na sala de jantar, o destaque vai para obra “Núcleos Flutuantes”, do artista plástico Ildeu Lazarinni, feita especialmente para o ambiente. Guilherme, Camille e Thiago também elegeram as cadeiras Joy em couro, de Jader Almeida, para a composição da mesa, que foi ambientada com peças de cerâmica e cacau.

Foto: Eduardo Macarios

No espaço que antes era dedicado ao jantar e ao estar social, permaneceu apenas o living. “Deixamos a área o mais ampla possível para poder receber várias pessoas e fizemos uma integração com uma divisória de vidro pivotante com outro ambiente que virou a sala de jantar”, explicam os sócios. 

Foto: Eduardo Macarios

Entre as peças de design assinado que integram o local estão a estante Clip, com estrutura em aço carbono e revestida em lâmina de madeira, e a mesa Pétala, com desenho a partir de formas puras que compõem a estrutura em contraponto aos detalhes da superfície do tampo, ambas criações de Jader Almeida.

Foto: Eduardo Macarios

DETALHANDO

1. Em tempos nos quais os espaços de ócio se misturam com os de trabalho, nada como um cenário inspirador que contemple os dois momentos. No escritório, a obra do artista plástico André Mendes é a protagonista, junto à mesa de mármore desenhada pelo escritório e a cadeira Sayl, de Herman Miller.

Foto: Eduardo Macarios

2. Arrematando a composição do apartamento, a escultura Macrocélula, do artista plástico André Azevedo, ganhou lugar de destaque no espaço social.

Foto: Eduardo Macarios

3. Valorizando o bem receber, os arquitetos criaram um bar que fica oculto por painéis de madeira. Ao ser aberto, uma tela tensionada com luz ilumina todas as bebidas.

Foto: Eduardo Macarios

4. A mesa Asti, de Jader Almeida, eleita para o living, tem o pé deslocado do chão e apoio em só um ponto. A estrutura metálica atravessa o tampo e forma uma alça única para que seja carregada.

Foto: Eduardo Macarios

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.