Um novo começo de era, por BST Arquitetura

Os proprietários deste apartamento receberam ambientes renovados e modernos, marcados por obras de arte e itens de design assinado que traduzem a perspectiva de mundo de quem habita os espaços.

Foto: Eduardo Macarios

Com 300 metros quadrados, o cenário expressa uma pegada cosmopolita que lembra o casal das suas viagens pelo mundo. A base cinza foi escolhida propositalmente para que os pontos vibrantes fossem o contraste certeiro. A exclusividade dos elementos também se destaca na proposta, evidente nas obras de arte selecionadas a dedo, peças de design assinado e materiais nobres — como o mármore Calacatta Vagli, os painéis em laca acetinada cinza e a lâmina de madeira natural.

Foto: Eduardo Macarios

As duas salas de estar e de jantar estimulam o conforto, enquanto as grandes aberturas permitem que os ambientes recebam iluminação e ventilação natural abrangente. A criação integrou os principais espaços, que podem ser utilizados de diferentes maneiras e se conectam com a vegetação externa — tudo graças às modificações no layout, fruto da reforma completa no apartamento em Curitiba.

Foto: Eduardo Macarios

Para a composição personalizada, os arquitetos apresentaram alguns trabalhos de artistas plásticos contemporâneos para o casal, que os adicionaram como contraste à cartela de cores sóbrias. Assinado por Bemgi, um dos nomes emergentes do mercado mundial, o quadro multicolorido foi composto na sala do segundo pavimento com a mesa de sinuca. Um banco assinado pelo escritório também enriquece o espaço, aliado à poltrona Mad, de Jader Almeida. As peças decorativas da Konsepta e os itens assinados por Guilherme Wentz, um vaso e uma luminária, complementam com requinte.

Foto: Eduardo Macarios

Pontos-chave
• A escultura do artista plástico Eduardo Custódio, “Menina com Balão”, se destaca no living. “É uma peça que interage com o entorno. Ficou tão perfeita no espaço, que parece que foi desenvolvida especialmente para o cliente”, afirmam os arquitetos.
• O mármore Calacatta Vagli com paginação “livro aberto” forma um pano de fundo nobre e sereno. Assinadas pelo Estudiobola e confeccionadas em couro, as poltronas Beppi incentivam o lazer, assim como o sofá Mode com encostos flexíveis, de Jader Almeida.
• Cada elemento foi selecionado com muito critério e zelo para o projeto, como a mesa de apoio Cigg e a mesa de centro Twist, assinadas por Jader Almeida.

Foto: Eduardo Macarios

Para honrar os pedidos do casal, espaços para o bem receber não faltam neste projeto, no qual todos os elementos entram em harmonia com sofisticação e aconchego. Contemporânea, a mesa de jantar Hold foi concebida com tampo em pedra rústica, enquanto o pendente Platte, também de Jader Almeida, transmite linearidade ao ambiente. Trazendo um contraste para a base sóbria, as cadeiras Jackie em couro amarelo foram selecionadas pelo conforto que seu desenho transmite.

Foto: Eduardo Macarios

O mármore Calacatta Vagli é o responsável por conectar os dois pavimentos e reforçar a unidade estética. A escada foi planejada para ser um elemento leve e escultural no primeiro pavimento, recebendo degraus prismáticos, uma viga mínima central e um corrimão que acaba camuflado no revestimento.

Foto: Eduardo Macarios

A mesa de centro Roots em madeira ebanizada, de Jader Almeida, dá ousadia à segunda sala de estar, assim como as chaises Harrison, da Artefacto. Para integrar os elementos, o tapete assinado pelo artista plástico Antonio Meneghetti foi personalizado para o espaço com cores vibrantes.

Foto: Eduardo Macarios

Com traços tão suaves que quase flutuam, a mesa de jantar Catwalk, assinada pelo ícone Giorgio Bonaguro, traduz a leveza do projeto. Compondo a atmosfera convidativa, as sinuosas cadeiras Ton e os pendentes Mush, de Jader Almeida, complementam o ambiente de jantar marcado pelas tonalidades claras.

Foto: Eduardo Macarios

A praticidade não ficou de fora da proposta, como exibem os painéis em laca que camuflam os armários da cozinha e os demais ambientes da área social. O equilíbrio é inerente aos espaços, cercados por panos de fundo versáteis que incentivam e busca por momentos de lazer e descanso.

Foto: Eduardo Macarios

Cada ambiente possui características fortes, com elementos autênticos que foram escolhidos seguindo a proposta do projeto e as necessidades do casal. Os espaços não deixam de se integrarem visualmente, possuindo pontos-chave que fazem essa conexão — como o mármore Calacatta Vagli e seus veios cinzas. Os arquitetos também ressaltam o cuidado que tiveram com o projeto luminotécnico: “Trabalhamos com uma combinação de luz direta e indireta, com diferentes efeitos que proporcionam bem-estar e aconchego”, explicam.

Com a área social ampliada por meio da reforma, a estética sóbria foi a aposta para o coração da casa. A cozinha possui um tom de verde ousado e grandes armários que se estendem até o teto. Os toques em preto e cinza reafirmam a modernidade do ambiente, que recebeu as banquetas Joy, assinadas por Jader Almeida. O vaso de Carol Gay e os demais itens do décor trazem afetividade à composição.

Foto: Eduardo Macarios

Elementos relaxantes criam uma suíte master acolhedora, como a cabeceira que foi estofada com o mesmo tecido da cama Brasília, da Artefacto. O mármore Calacatta Vagli também foi adicionado ao quarto por meio das mesas de cabeceira, interligando os ambientes com sofisticação. Para o arremate, o abajur Fini, da La Lampe, e o Guarda-chuva, assinado por Ana Neute, desenvolvem uma iluminação intimista.

Detalhando
A assinatura dos arquitetos está também nos móveis do projeto, como as estantes que abrigam os objetos decorativos. As poltronas June e a luminária de mesa Ghost, de Jader Almeida, são alguns dos itens atemporais escolhidos para o living do primeiro pavimento.

Foto: Eduardo Macarios

2. Acabamentos nobres, texturas delicadas e linhas minimalistas marcam a estética do projeto. No closet, a cômoda Kelor, da Artefacto, enriquece a proposta com o romântico e refinado tom rosé.

Foto: Eduardo Macarios

3. Além dos grandiosos espelhos e de uma escrivaninha funcional, a cadeira Hara com traços finos, concebida pela Artefacto, e a obra do talentoso Eduardo Bragança foram eleitos para o closet do casal.

Foto: Eduardo Macarios

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.