Tem design, tem tudo
A decoração e o mobiliário são a alma dos projetos de interiores e as designers do Maraú Design Stúdio comprovam isso na proposta de reformulação sem intervenções estruturais.
O design de interiores não possui uma fórmula exata. Mais do que preencher espaços com belos produtos — perfeitos ao olhar —, os profissionais aliam estudo, pesquisa e experiência para que todos os elementos façam sentido. O despertar das sensações, a identificação de quem irá habitar e a função de cada elemento precisam estar em sintonia, tal qual uma ópera com todas as notas em harmonia.

Sem intervenções estruturais e com um prazo de 60 dias para a entrega, a dupla do Maraú Design Studio reformulou a residência da década de 1980 para remover o seu estilo country e a preencher com as referências da família: uma cantora sambista, seu esposo empresário e os dois filhos do casal.

O quarteto, que desejava ambientes para confraternizações e cara de casa, recebeu uma movelaria contemporânea que une a decoração para sobressair-se a base branca dos espaços. As linhas retas e os tecidos macios são constantes, assim como as pitadas do estilo do escritório — que não abre mão das pitadas da vertente escandinava.

As rodas de samba possuem espaço privilegiado na residência. Afinal, a proprietária é sambista e frequentemente recebe amigos para confraternizações cheias de bossa. Os móveis adaptados para espaços externos deram uma nova vida à varanda, distribuídos para oferecer conforto e beleza ao cotidiano da família. Suas cores também chamam atenção, com um laranja vibrante contrastante com o belo verde do jardim.

PONTOS-CHAVE:
• A dupla de designers criou uma composição inteligente na sala de estar: a decoração é a grande protagonista, enquanto a movelaria é o pano de fundos acolhedor para as reuniões em família.

• A cor dos objetos decorativos traz vida e alma à residência, principalmente com a tela do Cristo Redentor, que foi resgatada do acervo do cliente e ocupa espaço central no estar — além das almofadas e plantas.
• O tapete foi desenhado pelo escritório e, além de cobrir a extensão da sala, faz uma combinação com as cores das duas poltronas aconchegantes.

A mescla de estilos torna-se evidente no home theater onde o antigo móvel da família foi combinado com estofados tecnológicos. Alguns toques da vertente clássica também é vista, principalmente em detalhes arquitetônicos que resgatam uma sofisticação atemporal. A madeira traz calor à proposta, enquanto os sofás e poltronas enaltecem um dos objetivos do projeto: trazer uma atmosfera de casa para o sossego dos moradores.

O branco possui uma força intrínseca e ainda sim é capaz de levar leveza, serenidade e pureza aos espaços. O tom também adiciona elegância quando adicionado com os elementos certos, como na sala de jantar e suas portas almofadadas e chão de madeira. O extenso móvei abriga cristaleira, buffet e ainda tem espaço para adicionar temperos, taças e até flores. Com a paisagem do jardim para inspirar, a mesa de jantar é centralizada pelo belo lustre.

DETALHANDO
1. Para apreciar a paisagem ou tirar um bom cochilo na varanda, o ambiente foi composto por móveis que mesclam a madeira e tecidos em tonalidades claras — elementos que são resistentes a intempéries climáticas, são fáceis de manter e adicionam uma beleza rara.

2. Assinada por Alfio Lisi, a chaise Amado da Tidelli foi inspirada no regionalismo e na vida cotidiana do nordeste. O elemento possui um tom de terracota e contrasta com a vegetação que há no entorno.

3. Os confortáveis e descontraídos móveis já pertenciam aos moradores. Por isso, as designers atuaram para os ambientar na área da piscina.
