Pés na areia, por Marcelo Salum
Buscar refúgio dentro da própria casa virou realidade neste projeto repleto de raízes litorâneas. Um lugar versátil e descontraído, onde o ser despojado é sinônimo de bom gosto e elegância.

Tim Maia cantava sobre “ter um sonho todo azul, azul da cor do mar”, enaltecendo a cor que marca o horizonte entre céu e oceano, um encontro tão poético quanto as rimas que se cruzam em versos. Clássico, elegante e atemporal, o azul empresta seu charme para o projeto de Marcelo Salum em tons que invadem a casa de praia, onde cada elemento tem vida própria. A diversidade de objetos reunidos é quem dá as rédeas, o que já diz muito sobre a proposta do arquiteto que organiza o excesso com maestria, em uma espécie de música para os olhos.

A casa, que fica em Jurerê Internacional, foi reformada como lar de veraneio para um casal de empresários. Por isso, toda a composição remete a uma atmosfera praiana em cada um dos ambientes. Logo na entrada, há o Pendente Maxixe, de Bertolucci, produzido em sisal trançado. Incorporando valores culturais, a peça compõe a mesa com elementos de corais – aliando sofisticação, leveza conforto nos 350m² de espaço.

O branco também tem seu protagonismo pontual e eficaz no projeto, enaltecendo o design despojado e tornando real o desejo de um lar convidativo, digno de bons momentos para quem fica e boas recordações para os que estão apenas de passagem.

A renovação do mobiliário foi completa. Agora, conta com design do escritório: dos armários nos quartos ao espaço de TV na sala de estar. Nele, duas colunas revestidas com mármore criam um cenário perfeito junto ao quadro assinado por Rodrigo Diaro, que arremata a composição.

PONTOS-CHAVE
• Na sala de jantar, os olhares se voltam para as lindas luminárias pendentes da coleção Fora, da Bover Barcelona Lights, que dão o ar ainda mais natural ao ambiente, contemplando perfeitamente o clima praiano desejado pelos moradores.

• Os clientes queriam transmitir uma sensação leve a partir de um decór descontraído. Para isso, uma das estratégias foi abusar do uso de capas em boa parte dos móveis, facilitando a limpeza e a manutenção.

• As tonalidades do porcelanato claro do piso e dos vidros criam contrastes charmosos com o azul presente na maioria dos elementos, a exemplo do tapete em listras azuis da By Kamy sob a mesa de centro que, convenientemente, diverge dos outros estofados lisos.

Um ambiente charmoso que aguça a curiosidade. O aparador de Arnaldo Danemberg Antiquário seduz no ambiente quando cria uma espécie de bar em conjunto com a sala de estar. Mapas assinados pelo artista Juliano Aguiar compõem o espaço, enaltecendo as três cidades onde os clientes possuem casas.

Em clima romântico, as referências para a construção da suíte assemelham-se a cenários de filmes, a começar pelas duas poltronas que dão o tom clássico e charmoso ao ambiente, em uma composição afinada com o restante dos móveis.

Tons de azul e vermelho dão vida à área íntima do casal que também recebeu papel de cashmere na parede para complementar o décor. A cômoda desenhada ganhou espelho de fundo, compondo a delicadeza do quarto junto às fotografias impressas em papel couchê.

Os quartos de hóspedes também são retratos da composição clássica praiana desejada pelos clientes. A parede de lambri em posição paralela ao local da televisão funciona bem, uma vez que a casa possui desenho curvo. O artifício também possibilitou otimizar ainda mais o espaço, adaptando um closet atrás da mesma parede. A cama, singular e elegante, cria um formoso arranjo junto às mesas de cabeceira de mesma tonalidade. A cortina estilo chale florido arremata a paleta sutil proposta para o décor.

Que tal uma noite das meninas com direito a boa e velha festa do pijama? São dois beliches com duas bicamas cada, onde cabem até seis pessoas. Não seria o local ideal? A paleta em tons de rosa garante o aconchego e a delicadeza do ambiente. Nada de obstáculos que tornem a passagem difícil. As camas extremamente funcionais têm degraus largos e de fácil acesso para as crianças.

O quarto do filho segue o mesmo conceito da casa com a característica do lambril, criando uma escada com aspecto inusitado que criança adora. Um verdadeiro descanso de verão, com direito a beliches e bicamas, ideais para quem gosta de receber os amigos e os parentes – como o garoto que ama a visita dos primos.