Perfeita interação com a natureza, por Valliatti & Tomasi Patrão

Buscar refúgio e lazer dentro da própria casa virou realidade neste projeto. Um lugar moderno e versátil com acesso a uma vegetação exuberante.

Foto: Celso Pilati

As características do terreno foram o ponto de partida para a projeção desta casa residencial executada pelo escritório Valliati & Tomasi Patrão, em Curitiba. Os arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Patrão consideraram as limitações da área e as expectativas do jovem casal de proprietários, em termos funcionais e estéticos. Com todas as informações em mente, posicionaram a casa paralela ao bosque de preservação permanente e elevada em relação à topografia natural, evitando movimentação excessiva de terra e promovendo integração do pavimento térreo com a vegetação exuberante da região.

O projeto da casa, segundo os arquitetos, foi pensado de forma setorizada. No subsolo ficam a área de serviços e a garagem, enquanto o pavimento térreo é destinado ao convívio, com cozinha, área gourmet e de lazer, além da piscina. O piso superior contempla a área íntima, com quatro suítes.

Foto: Celso Pilati

Um dos pontos mais interessantes deste projeto são os revestimentos externos, que contrastam com a textura acrílica e se sobressaem visualmente. A volumetria na entrada da residência, assim como os beirais e a varanda, é revestida com madeira ecológica carbonizada, feita a partir de uma técnica milenar japonesa chamada Sugi Ban.

No pavimento térreo, a relação entre os ambientes internos e externos é direta e intensa, criando um amplo espaço social e de lazer. Os grandes vãos projetados pelos arquitetos abrem totalmente e a varanda possui altura dupla. Assim, a atmosfera do bosque pode entrar livremente em todos os espaços da casa.

A piscina, longitudinal e anexa à casa, é suspensa, gerando impacto visual tanto durante a utilização, como quando vista de outros ambientes da casa.

Foto: Celso Pilati

Com área de nado e prainha, a área da piscina delimita o espaço interno e gourmet. O resultado alcançado por Sérgio e Luciana no pavimento térreo da residência atrela um toque generoso de sofisticação a um clima convidativo ao lazer.

Foto: Celso Pilati

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.