No ritmo do essencial, por OSA Arquitetos

Novamente, as pedidas dos clientes assim como as escolhas dos arquitetos do OSA se envolveram em projetar uma residência que prioriza o bem-estar na funcionalidade do cotidiano. Com naturalidade e elegância, o arquitetônico e os elementos entregam graça na ambientação.

Entre as brumas das serras e as brisas do mar, há mais de doze anos, o cenário catarinense guarda uma essência singular da relação entre homem e espaço. Para Osvaldo Segundo e o time de profissionais associados ao seu escritório esse dinâmica é mais do que transformadora.

Certos de que a arquitetura faz a diferença na vida das pessoas, o time de arquitetos OSA deu vida ao apartamento que valoriza o cotidiano e a singularidade na habitação. Para este projeto, viver e habitar têm a mesma relevância.

Foto: Fábio Jr. Severo

Assim, o arquitetônico valoriza os contornos. A mistura faz um convite à dança envolvida pela movelaria assinada, de formas puras e rítmicas, retilíneas e orgânicas. A estrutura toma partido das grandes aberturas para o verde da paisagem, banhando os interiores por iluminação e ventilação natural. 

Foto: Fábio Jr. Severo

Dessa forma, nada melhor do que uma paleta neutra para encontrar vivacidade na paisagem de Blumenau. Tons claros foram a consoante na projeção, com cinza e off-white predominantes, deixando a atenção repousada nas sensações de tranquilidade, limpeza e paz. Elementos que encontram valorização estética a partir do décor.

Foto: Fábio Jr. Severo

A área social integrada torna-se uma pedida que dá ainda mais amplitude ao espaço. Os tons monocromáticos de cinza claro e off-white são quebrados por pontuações em madeira. O arquitetônico traz uma combinação-chave entre madeira clara nos revestimentos e na movelaria para contrastar suavemente com as escolhas de paleta do restante. Os elementos, assim, entregam graça na ambientação.

Foto: Fábio Jr. Severo

A tradicional sala de TV é a, na verdade, uma grande lareira, com nichos simétricos espelhados lateralmente, para decorar. Sofás e poltronas para acomodar com conforto. O sofá curvo divide atenções com a poltrona Mole, do ícone Sergio Rodrigues, um canto especial para receber e ler um bom livro. Um living livre, leve e solto. Projetado com toda funcionalidade que demanda a rotina, mas com foco no descanso e nos momentos entre família.  

Foto: Fábio Jr. Severo

Painéis ripados revestem o teto e paredes da cozinha gourmet. Com alinhamento preciso, vão do acesso à cozinha até o acesso à varanda, revestindo ainda as portas do lavabo e hall do elevador, trazendo acolhimento e impacto da unidade visual.

Foto: Fábio Jr. Severo

O espelho orgânico quebra a formalidade e as bancadas são feitas em mármore Branco Paraná, servem de bar e recebem banquetas confortáveis em couro no tom whiskey.

Com naturalidade e elegância, esta combinação em madeira foi certeira na proposta inicial do projeto. Certamente, as escolhas do escritório começam na escuta empática das necessidades e desejos de cada cliente, de forma muito personalizada.

Foto: Fábio Jr. Severo

As formas retilíneas aparem com elegância na proposta. O jantar conta com um armário piso teto em laca. Multiuso, tem portas fecho toque que deixam escondidas as louças para organizar a mesa. O recorte ao centro é revestido em mármore, serve de aparador, buffet e traz leveza. A mesa em lâmina natural abriga confortavelmente 10 pessoas em cadeiras com encosto em palha natural.

O cinza predominante também foi uma boa decisão, que ornou o belo e o requinte em um espaço integrado. Assim, jantar e cozinha entram no ritmo. Movimento e fluidez entregam a pedida no contorno da movelaria.

Foto: Fábio Jr. Severo

Novamente, as pedidas dos clientes assim como as escolhas dos arquitetos do OSA se envolveram em projetar uma residência que prioriza o bem-estar na funcionalidade do cotidiano. A vista para a cidade de Blumenau, portanto, foi um atrativo. Na varanda, quem descansa vê o horizonte e aprecia a companhia de um bom livro na claridade da luz na natural. Sofás e poltronas, vasos com as mais variadas espécies, transportam a sensação de jardim de uma casa, em um momento de contemplação do movimento das coisas estáticas.

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.