No mundo das maravilhas, por Oka Arquitetura

Peças assinadas e exclusivas formam o projeto em Jurerê Internacional, pensado para ser o lar brasileiro da família que mora na Itália, trazendo a arte que corre nas veias da nação para os espaços.

Os espaços distintos valorizam os momentos individuais e coletivos. Integrados, sala de lareira, home theater e living mantêm a linguagem contemporânea e a conexão estética estimulada pelos painéis em madeira e pelo piso em mármore — o sofá da Feeling Estofados e as poltronas da Artefacto também reafirmam as premissas.

Se tem uma coisa que as casas possuem é história. Os primeiros passos de uma criança no chão da sala, a adoção de um pet que se torna parte da família, as datas comemorativas que eternizam as lembranças com quem se ama: a cada segundo, os capítulos são escritos com os ambientes cotidianos como pano de fundo. Em busca de uma residência que abrace as vindas no Brasil, o casal e seus três filhos — que moram em Mônaco, na França —, desejavam espaços aconchegantes para criar memórias. “Gostariam de chegar no Brasil e sentir que tinham um lar aqui também”, destaca a arquiteta Mariana Maran, da Oka Arquitetura.

Há projetos em que é difícil eleger destaques, já que a excelência é um resultado do todo. Neste, os acabamentos e a decoração comprovam isso, contando com escultura de corda assinada por Regina Misk, vasos cristalinos e referências multiculturais, como o livro de Tom Ford, estilista que revitalizou a Gucci.

As reuniões feitas à distância permaneceram durante todo o processo, desde a contratação até a decoração final, feita por Mariana antes dos clientes chegarem ao país. Com 1,2 mil metros quadrados, o imóvel em Jurerê Internacional recebeu os materiais mais inovadores, tecnológicos e refinados que há no mercado — além de elementos que remetem a outras artes e de design assinado.

A apurada execução encontrou equilíbrio entre imponência e serenidade, elegendo uma série de itens que trazem resgates afetivos, identificação e o refinamento solicitado: como a pedra Ônix e sua estética translúcida, que reveste a área social, a área externa e o espaço íntimo. No último, o material originou a lareira em um desafio concluído com excelência.

A estante suspensa tem como objetivo setorizar a sala de jantar dos demais espaços. Assim, os ambientes ficam conectados esteticamente através dos materiais nobres, mas possuem elementos específicos que os tornam autênticos.

A aptidão de Mariana compôs um living com traços retilíneos e tonalidades claras, além de paredes revestidas em MDF que se conectam ao piso em Mármore Travertino Romano Natural. Os espelhos geram amplitude, planejados entre os painéis com demarcações diferenciadas. Assim como os móveis confortáveis, com desenhos orgânicos e intuitivos, as lastras do porcelanato Travertino Grigio unem tecnologia, versatilidade e refinamento para protagonizar o painel da televisão.

Enriquecendo a sala de jantar, a mesa foi um resgate do acervo da família. A pedra com diferentes tonalidades desperta a imponência, conversando fluidamente com a proposta do projeto. Todo o cenário das confraternizações foi composto com diferentes materiais para fortalecer a unicidade e o acolhimento, através da estética do revestimento em 3D Scaleno Colors e dos painéis ripados. Direto da Capital da Moda, o lustre italiano valoriza o pé-direito duplo com seu visual escultórico.

Copos e vasos da Versace, famosa marca italiana, compõem o lounge bar. Aqui, o casal recebeu um detalhado trabalho de marcenaria para o planejamento da adega, dos garrafeiros e das grandiosas cristaleiras. Bandejas de prata, busto de David — conhecido pela obra de Michelangelo —, e demais objetos decorativos incentivam o refinamento da área. As lastras do porcelanato Travertino Grigio arrematam o espaço, assim como as poltronas e mesas de apoio com acabamento amadeirado.

A tropicalidade que vem da vegetação é incentivada por meio dos móveis eleitos para a varanda gourmet: as poltronas Painho, assinadas por Rosenbaum & Fetiche para a Tidelli, possuem um espaldar alto que as tornam perfeitas para o descanso. Além do duo, as cadeiras Mesh e outros estofados preparam a área que emana tranquilidade e bem receber por meio das tramas naturais — assim como o piso em madeira, conservado pela arquiteta.

Influenciada pela cartela de cores, a delicadeza paira na suíte master. Para a cabeceira, três texturas foram criadas por meio da aliança entre a pedra Ônix, do MDF em laca off-white e do veludo que contorna a cama. Espelhos em desenhos retilíneos e a serralheria em dourado elevam a composição, que recebeu vasos da Versace. A busca pelo predomínio da elegância continua na varanda da área íntima, onde uma estante desenvolvida em pedra reúne os exemplares do casal.

Da família do quartzo, a aparência translúcida do Ônix é querida por arquitetos e designers em todo o mundo. No closet, ela é uma das protagonistas do mobiliário planejado — desenvolvido pelo escritório de Mariana. A criação é uma ode à moda, com componentes funcionais como ilha com diversas gavetas, vitrine de acessórios, espelhos, bancadas e decorações cheias de significado.

No coração de Florianópolis, a residência não poderia deixar de ter ambientes prontos para a época de verão. Na varanda gourmet, uma mesa de Ônix com dez lugares foi composta com espaço gourmet e churrasqueira. As cadeiras Mesh, da Tidelli, foram adicionadas como um duo na sala de jantar da varanda.

O mar serve de inspiração para quem desfrutar da paisagem na varanda conectada à suíte master. A madeira fortalece o conforto térmico e acústico do espaço, enquanto o mobiliário deixa a atmosfera propícia para boas leituras.

Fotos: Fábio Jr. Severo

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.