Maturidade e jovialidade combinadas, por Amanda Mariani

O conforto é primordial neste projeto que Amanda Mariani desenvolveu para um casal e seus dois filhos, em um apartamento em Chapecó. Com um propósito que serve a qualidade dos materiais escolhidos e a atemporalidade do design, o resultado não poderia ser diferente do que vemos nas fotos: belo, funcional e harmônico.

Foto: Kacio Lira

No coração do lar, uma área social integra estar, jantar e churrasqueira, a pedida do casal que se mudou com seus dois filhos para este apartamento de 250 metros quadrados, em Chapecó. Projetado por Amanda Mariani, o apartamento já estava finalizado com os revestimentos de base, todas as instalações elétricas, gesso e acabamentos gerais. Então, o desafio maior era adaptar o novo ambiente às necessidades da família, que morava antes em uma casa.

Complementar o existente ao novo, de forma harmônica e equilibrada, foi possível com as escolhas minuciosas dos elementos. Móveis trazidos da antiga casa para o novo apartamento se misturam e combinam em um espaço repleto da identidade da família.  O sofá Pacific, por Ricardo Barddal — que  partiu do conceito “Double Side” — atende simultaneamente a dois ambientes diferentes, a sala de jantar e sala de TV.

A obra Montanhas, por Diogo José Dreyer Teixeira, trouxe o calor do Atacama para o espaço social da casa, que segundo Mariani, cria um link de cor interessantíssimo entre o laranja do céu o couro natural presente no mobiliário. 

Além disso, peças de designers foram adicionadas ao projeto para completar a sala de estar. A Cadeira Flip, by Fernando Zanardi, surgiu baseada em uma manobra praticada pelos skatistas. Ela une beleza, conforto e ergonomia, equilibrando a seriedade do couro com um design mais despojado. Exatamente o que a família pretendia unir.

Pensando na recepção dos amigos, a área social é totalmente integrada. Uma ilha gourmet com chopeira naja, com uma churrasqueira e uma cuba grande, para facilitar a funcionalidade, além de um sistema de som integrado, são pontos-chave. Bem como o revestimento em pedra natural na churrasqueira, esses são elementos que dão aconchego e receptividade ao espaço, com a finalidade de socializar pessoas queridas da família no novo apartamento.

Detalhando

1. A cristaleira em vidro fumê mostra de maneira sutil as louças e cristais, atendendo tanto o espaço gourmet como a mesa de jantar.

2. Foi criado um mobiliário destinado a servir bebidas e aperitivos ao lado da cristaleira, com cervejeira integrada.

3. O tampo em em quartzo calacatta emoldura todo o móvel, sendo ideal para manuseio de bebidas e alimentos.   

4. O fundo amadeirado é destacado pela iluminação indireta, que valoriza ainda mais as peças.

Em contraste com as áreas sociais, a cozinha dos moradores os transporta para um lugar mais intimista. Com uma bancada revestida em quartzo de tons neutros, com design clean e minimalista, linear e funcional, a cozinha serve ao seu propósito: unir a família. O canto alemão foi uma solução para trazer também uma mesa de refeições rápidas para cozinha, que possuía dimensões mais compactas. Assim, foi possível abrigar uma mesa de até seis lugares. 

O cantinho do café foi um pedido especial dos clientes deste projeto, segundo Amanda. A tonalidade de verde, presente nos aéreos em serralheria e também no balcão, traz pontos de interesse na cozinha, essencialmente cinza e minimalista. O verde, uma das cores preferidas dos clientes, aparece de maneira sóbria e menos saturada. Complementando perfeitamente a tonalidade do revestimento amadeirado. O contraste entre essas escolhas permite criar um ambiente charmoso e funcional, que facilite o dia a dia da família.

O hall de entrada, cartão de visitas da casa, recebeu elementos em tonalidades de azul e madeira freijó, que também adentram pela sala de estar. O aparador foi projetado especialmente para os clientes, com detalhes em couro, serralheria, possui um design arrojado e funcional. O painel amadeirado camufla a porta do setor social da casa, e cria uma continuidade visual em toda parede. 

Esse mesmo azul se desloca para outros cantos da locação, trazendo a tonalidade que representa a preferência do casal e, ainda, integrando o existente no apartamento. Com uma paleta de cores neutras, em tonalidades de cinza e alguns elementos coloridos, que aparecem de forma inusitada, as escolhas do projeto quebram a monotonia e a seriedade do espaço. Assim, o apartamento equilibra maturidade com descontração e jovialidade.

O painel de TV em madeira freijó, em contraste com a textura de cimento na parede, aquece o espaço. Destaque para o tampo robusto e chanfrado na marcenaria que garante um detalhe inusitado com design linear, ornando justamente com a paleta do apartamento.

A poltrona em couro, com um design robusto, cria um ambiente confortável para leitura em um canto estratégico na sala de TV. Prateleiras aéreas, artigos de decoração, tapetes que integram e, ainda, uma mesa de canto com o design moderno dão a identidade do espaço.

Foto: Kacio Lira

Partindo para as áreas íntimas, as paletas seguem o tom minimalista e mantêm os elementos que traduzem aconchego. Na suíte máster, um painel amadeirado acompanha a altura das mesinhas laterais, possibilitando um contraste interessante à iluminação intimista do quarto.

O espaço do closet mescla marcenaria e vidro fumê. Um banco de apoio também auxilia no momento de se vestir, enquanto a iluminação em perfis de led confere visualização total das peças, com uma luz mais homogênea e livre de sombras, onde esse tipo de composição é mais que necessária.

Os quartos guardam algumas peças afetivas para a família, trazidas da antiga casa para o novo a apartamento. A cabeceira de couro e a mesinha de canto, por exemplo, vieram com o casal e os filhos integrar este novo habitar. Elas foram ressignificadas do imóvel antigo.

O dormitório do filho mais velho seguiu características do estilo navy, mesclando a madeira pau ferro com tonalidades de azul-marinho e cinza. A cabeceira, já existente, recebeu um novo estofamento e tecido em couro, assim como a mesa de cabeceira, que fez composição com o novo mobiliário planejado.

Foto: Kacio Lira

Para o filho mais jovem do casal, foi pensado um quarto de extrema praticidade. Ambiente para home office, TV em frente à cama e uma prioridade para a vista através da janela, com possibilidade de isolamento da luz, compõem um dos ambientes íntimos. O dinamismo do dormitório está presente nos detalhes dos puxadores, cavas arredondadas e frisos canelados na marcenaria.

O filho mais novo tem uma paixão por sua coleção de tênis e, para isso, foi pensado uma sapateira com vidro translúcido. Os materiais que priorizam a qualidade, valorizam o acervo e preservam as peças. Mais um vez, unindo em um só projeto a maturidade na escolha dos móveis com a jovialidade das presenças na casa.

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.