Manifesto arrojado, por Mariana Maisonnave

Reformulando o apartamento de 380 metros quadrados, Mariana Maisonnave trouxe uma proposta moderna, masculina e sóbria para ambientes à beira-mar pensados para as horas lazer.

Telas de cinema contam histórias e transformam um roteiro, alguns personagens e diversos cenários em narrativas que irão marcar épocas. As produções cinematográficas buscam transmitir premissas que circulam na sociedade e a forma dos criadores de enxergar questões externas. Na arquitetura e no design de interiores, os projetos têm um papel semelhante: através da arte, manifestar os desejos e a identidade do cliente por intermédio da expertise de seu arquiteto.

Foto: Mariana Boro

Neste apartamento em Florianópolis, Mariana Maisonnave reformulou ambientes que o cliente já habitava, mas que adquiriu durante a pandemia para torná-lo seu. O imóvel é onde ele vive, na forma mais plena do verbo: é o seu refúgio, local de receber seus amigos e desfrutar de sua própria companhia à beira-mar de Jurerê Internacional.

Foto: Mariana Boro

Em 45 dias, a arquiteta adicionou elementos contemporâneos, arrojados e criou uma atmosfera masculina ao imóvel de 391 metros quadrados. O curto prazo para a entrega e o pedido para que mantivesse o que fosse possível resultou em um projeto estratégico, que dialoga com o cotidiano do proprietário — um empresário que já tinha ideias claras e bem resolvidas sobre o que desejava. A área social integrada ficou mais ampla e moderna através do uso de espelhos e da nova cartela de cores, que valorizaram a mescla de itens novos e antigos, como a mesa de sinuca que permaneceu na composição.

Foto: Mariana Boro

“Optamos por preservar tudo que o apartamento tinha de bacana e trocar aquilo que era essencial”, compartilha a arquiteta. Abraçando essa proposta, os sofás do living foram alguns dos elementos mantidos na composição, mas ganharam outros sentidos. No living, Mariana trocou duas poltronas antigas pelo banco com linhas contemporâneas, adicionou um tapete com fibras naturais e objetos de décor modernos. A iluminação natural é um dos benefícios do apartamento, que recebeu um sistema de automação para os cenários do cotidiano.

Foto: Mariana Boro

Elementos que narram histórias e obras de arte despojadas foram escolhidas para o living, assim como móveis dinâmicos que tornam a área social interativa. Na cartela de cores, o tom acinzentado transmite a elegância desejada pela arquiteta e pelo morador. O aconchego é determinante no local, desenvolvido através da realocação de itens que já pertenciam ao cliente, como o sofá, e da eleição de itens novos, como o tapete e a mesa de centro contemporânea.

Foto: Mariana Boro

Pontos-chave
• A mesa de jantar e as cadeiras convidativas permaneceram as mesmas. Porém, as cadeiras foram repaginadas e tiveram os seus estofados trocados por tons claros e textura lisa.
• Com estética geométrica e fluidez minimalista, o pendente Jabuticaba, assinado por Ana Neute, foi o escolhido para a sala de jantar.
• Os tons sóbrios se mesclam às curvas retilíneas na proposta, resultando em um espaço perfeito para confraternizações.

Foto: Mariana Boro

Comandada pela destreza de Mariana, a sobriedade da marcenaria se fortalece na área gourmet, com a troca do revestimento principal da churrasqueira — onde a antiga pedra branca foi substituída por uma preta. Essa estética se estende nas paredes, bancadas e nas cadeiras em couro assinadas pela designer Daniela Ferro. Para contemplar o tempo livre, sozinho ou acompanhado, o proprietário possui espaços que convidam a celebrar.

Antes do proprietário adquirir o apartamento, a suíte máster era um ambiente escuro. Com as alterações, o espaço ficou claro, espaçoso e aconchegante com tapete acinzentado, papel de parede com microtexturas e os toques de madeira. Os abajures e as obras de arte assinadas por Camila Saavedra colaboram para o mood moderno, assim como as plantas frescas e secas espalhadas pelo local.

As aquarelas de Camila Saavedra decoram os dois quartos de hóspedes: ambientes que tiveram o seu layout alterado para torná-los mais aconchegantes para os convidados. Eles receberam camas de casais grandiosas e uma cartela de cores ajustada com à estética do apartamento, como os toques em cinza, madeira e plantas refrescantes.

Valorizada pelas mãos de Mariana, a varanda percorre todo o imóvel. Segundo a arquiteta, ela “era inexplorada e passou a ser integrada ao layout interno do apartamento, sendo um dos grandes trunfos dessa obra”. Além da paisagem exuberante e do jardim vertical na parede, o proprietário poderá desfrutar de móveis contemporâneos, como os sofás e as mesas da Artefacto que dialogam com a composição interna.

Detalhando
1. A sala de jantar é composta também por um buffet de apoio que deixa as taças e bebidas à disposição do proprietário. A modernidade do elemento se complementa com o quadro e a escultura de busto.

Foto: Mariana Boro

2. No home theater, o painel da televisão foi pintado de preto, em harmonia com as barras pretas de LED que transmitem uma iluminação indireta e o ar sóbrio masculino. A arquiteta também removeu um papel de parede clássico e adicionou a cor leve e moderna.

Foto: Mariana Boro

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.