Magna plenitude
Para que a estação mais quente e vibrante do ano proporcione momentos inesquecíveis, os proprietários desta residência decidiram apostar em ambientes reformulados. A partir de materiais que aproximam os moradores da natureza e ambientes que prezam pelo convívio, o projeto é fonte de calmaria e plenitude.

Quando o verão chega, toda a família tem um tradicional planejamento para as férias. Há aquelas que preferem reunir os pais, filhos e netos para acampar em lugares afastados; outras acabam viajando o mundo para conhecer novas culturas. Porém, para os proprietários da residência construída há duas décadas, o plano perfeito é aproveitar o aconchego do lar de veraneio.

Como toda obra inspirada no verão — entre elas temos músicas, roupas e diversas expressões artísticas —, a casa localizada em Florianópolis reflete a calmaria trazida pela tropicalidade. Grande entrada de luz natural, fluidez de espaços e cores que transitam entre tons neutros e pontos vibrantes entram em ação.

Convocando a arquiteta Ana Paula Ronchi e sua equipe para realizar a reforma, os moradores contavam com a expertise do escritório para atender suas principais solicitações: integração de espaços e ares leves permeando os ambientes. Com layout aceito desde a primeira proposta, o projeto recebeu uma movelaria de design assinado, móveis sob medida feitos pelo escritório e ambientes que se destacam pelo estímulo à convivência. Afinal, as boas memórias são criadas em conjunto.

Conectado com a área da piscina e a sala de jantar, o living é aquele ambiente espaçoso que a família se reúne para assistir com conforto. A atmosfera leve é enaltecida pelos materiais eleitos para á área social, como a madeira natural e os estofados em linho. A conexão dos espaços é fortalecida ao longo do projeto, com ambientes que interagem entre si com máxima harmonia.
PONTOS-CHAVE
• O aconchego da morada praiana é enaltecido pela escolha das almofadas, mantas e objetos decorativos que criam uma narrativa afetiva no projeto.

• A estante suspensa desenvolve a tarefa de setorizar o living da sala de jantar. Possuindo elementos vazados que embelezam, os ambientes acabam separados, mas, ao mesmo tempo, ainda contam com uma certa comunicação.

• Peças de design assinado também são enaltecidas no projeto de Ana Paula: o sofá produzido em linho é do renomado designer Jader Almeida.
Foto: Mariana Boro

Um refúgio para o relaxamento. Cada cantinho da residência foi planejado pensando no bem viver. Na composição do living, peças com palhinha foram introduzidas. O recanto da família também conta com plantas e outros objetos decorativos que agregam vitalidade.

A sala de jantar possui um elemento especial: uma porta de mais de quatro metros foi planejada para a plena separação do ambiente com a cozinha gourmet. Desenvolvida com pórtico de madeira, o elemento se une aos pendentes e cadeiras em palha para criar ares praianos. Na mesa de jantar, o tampo da mesa em pedra contrasta com a união dos elementos quentes.

Sinônimo de harmonia e memórias em conjunto, o objetivo deste ambiente é de ser usufruído para boas conversas entre família e amigos. Nomeado pela arquiteta como sala bate-papo, o espaço traduz sofisticação com os abajures Apoema, de Bertolucci, com desenhos em tramas manuais, as poltronas de linho branco e a mesa de centro produzida em metal em madeira.

Pontapé inicial da reforma, a cozinha gourmet tem como premissa ser prática, funcional e moderna. Desenvolvida com nanotecnologia, a movelaria é resistente, possui alta durabilidade e não deixa marcas expressivas. Armários de touch screen, tampos em Dekton e uma imponente paleta de cores são alguns dos destaques do
espaço.

Neste projeto, espaços para reunir quem se ama não faltam! Totalmente integrada com a sala de jantar, a sala de jogos possui a mesma narrativa do restante da área social: traços clean e ares acolhedores. De um lado, a estante suspensa promove uma interação com quem está no sofá. De outro, o aparador é um dos destaques com a cor em verde — item que pode ser utilizado como apoio ao buffet ou apenas para objetos de decoração. Nesse contexto, as poltronas assinadas por Jader Almeida arrematam a composição.

Além da amplitude característica, o projeto também surpreende na quantidade de poltronas, cadeiras e assentos para comportar os moradores e as visitas da família. Uma bancada de madeira foi introduzida no ambiente para reuniões durante as refeições ou lanches diários.

Na hora de planejar as suítes do projeto, Ana Paula comenta que “quis dar um ar de praticidade de hotel” aos ambientes. Assim, apostou em armários sem portas e espaços específicos para as malas. Na frente das gavetas, a palhinha reveste os móveis, enquanto a cabeceira foi produzida em madeira.
DETALHANDO
1. O tom funcional percorre as três suítes da casa, com elementos específicos que as distinguem. Na segunda suíte, a cabeceira recebeu um tom acinzentado, mas com a mesma linguagem descontraída e toques praianos.

2. Como uma perfeita casa de praia, lugar para receber os hóspedes não faltam! Duas camas — uma de casal e uma de solteiro — foram eleitas para o quarto.

3. Além do aconchegante espaço para dormir, o ambiente ainda conta com um cantinho com bancada, gavetas e poltrona assinada por Jader Almeida. Na parede, as pastilhas agregam um toque rústico acolhedor ao espaço.

4. A última suíte ganhou uma decoração minimalista, com detalhes pontuais que enriquecem a composição. Como um convite à permanência, o quarto ganhou objetos que conectam o morador à natureza.

5. Para o lavabo, elementos naturais também protagonizam a proposta. O contato coma vegetação é enaltecido pela adição de plantas e design rústico. A bancada, criação de Jader Almeida, traz unidade ao décor.
