Interação natural
Tons arenosos, elementos autênticos e referências naturais: um projeto com alma praiana e coração tropical.

Sabe quando o clima da cidade pesa sobre o nosso cotidiano e desejamos estar em um refúgio à beira-mar? Os moradores desta casa em Governador Celso Ramos definitivamente não precisam se preocupar com isso, pois trouxeram as tardes ensolaradas de praia para dentro de casa. Resgatando boas lembranças de seu passado na nova proposta, o projeto faz parte de um conjunto de casas típicas da década de 1980 e tem como premissa a integração com a bela natureza da cidade. “Demos a esse projeto o nome de Villa Sabbia, exaltando os tons de areia com três casas de uma família de origem italiana”, descreve a arquiteta Tais Marchetti Bonetti, sócia do escritório Marchetti Bonetti+, ao lado Giovani Bonetti e Fernando Zanoni.

Com uma equipe e tanto de arquitetos responsáveis pelo projeto, a área interna foi reformulada a partir do nivelamento dos espaços sociais, o que resultou em ambientes integrados e uma boa amizade entre natureza e ser humano. Assim, o social possui generosas aberturas em vidro e esquadrias que se abrem inteiramente, tornando o ambiente uma grande varanda à beira do oceano.

Para receber amigos e familiares, o projeto praiano conta com uma ampla sala de estar e jantar. Os ambientes exploram elementos autênticos na sua composição, como as peças cerâmicas do designer Guilherme Wentz e a premiada mesa redonda Água, do designer Domingos Tótora, que foi inspirada no momento em que a água corrente se transforma em rio. A mesa de jantar em madeira freijó também agrega beleza e referencia à paisagem, pois cria um efeito como se estivesse flutuando dentro d’água.

Transmitindo a aura leve e tropical do projeto, o living exibe tons arenosos e sofás monocromáticos, que complementam-se na composição. O grande sofá, por exemplo, ganhou a mesma sarja que reveste as duas chaises, compondo uma unidade visual singular e harmoniosa no ambiente. Reforçando a autenticidade do projeto, a foi a mesa de centro Calon, em madeira de demolição e metal nas laterais, foi a aposta do ambiente.
PONTOS-CHAVE
• Cozinhar e contemplar a paisagem: essa é a premissa da cozinha, que recebeu dois planos de vidros e uma grande quantia de iluminação natural.

• Com funcionalidade duplicada, a cozinha recebeu duas bancadas em seu layout: a primeira contendo cuba e cooktop; a segunda, com churrasqueira e cervejeira ao alcance.

Seguindo a proposta do projeto, o ambiente recebeu elementos leves e resistentes, como o revestimento em MDF do mobiliário, em tom areia da Guararapes.

Depois de vários e vários testes de cor, os arquitetos chegaram ao tom perfeito da suíte master: pátina cinza, que transformou toda a estrutura de madeira maciça em cima da cama, antes pesada e escura, em um componente que expressa leveza e descontração. Repetindo o uso do freijó clareado, o painel ripado serve como apoio aos quadros da cabeceira. No banheiro master, o uso certeiro da pedra natural com a cobertura em vidro agrega bons e estilosos toques rústicos ao ambiente.

O acesso ao banheiro master, com as portas ripadas, exibe a proposta rústica-contemporânea do ambiente. O piso em deck de madeira maciça é complementado pela paleta de tons acinzentados, agregando beleza e versatilidade ao projeto.

O conforto da suíte se dá pelos elementos escolhidos a dedo, pelo layout funcional e, claro, pela abundância de iluminação natural.

DETALHANDO
1. Simples sem ser simplista, o projeto valoriza o contato do morador com a natureza do entorno. Por isso, o vidro foi um dos protagonistas da proposta, transpondo a paisagem para dentro do lar.

2. Ampla e funcional, a cozinha recebeu bancadas de aço inox em uma composição acolhedora e, ao mesmo tempo, requintada.

3. Espaço para relaxar depois de um dia com os pés na areia não falta neste projeto. Mesas e cadeiras foram distribuídas para um bom bate-papo em dias ensolarados.

4. Com destaque para o aparador, o banheiro conta com tons arenosos, que guiam a paleta de cores do projeto, unindo-se com plantas, vasos e decoração em uma linguagem acolhedora.
