Horizonte áureo, por MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados

Um azul-celeste sem fim rodeia a vista de um apartamento à Beira-Mar florianopolitana: no projeto assinado pelo escritório MarchettiBonetti+, o horizonte é ponto de partida para o redesenho no layout e a suavidade da brisa do mar é um convidado perene em uma residência que exala conforto e sofisticação.

Os proprietários deste apartamento de 268,46 metros quadrados na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis, já conheciam o trabalho da MarchettiBonetti+ e entraram em contato com o escritório assim que adquiriram o imóvel. Mas o projeto só teve andamento quase um ano depois, quando já haviam sido feitas algumas alterações na planta. A proposta da MB+ ainda incluiu outros ajustes de layout para contemplar a decisão da família de integrar os espaços de convívio e privilegiar a vista para o mar. O desejo foi muito bem atendido, inundando os ambientes com luz natural e trazendo o horizonte exuberante como parte da composição.

Foto: Mariana Boro

Toda a área social recebeu o mesmo revestimento no piso — porcelanato Brasília. Os móveis da cozinha foram projetados para definir um formato retangular para o ambiente. Para marcar a área de refeições rápidas, os arquitetos optaram por um conjunto delicado de pendentes.

Logo à frente da cozinha, a MB+ propôs um espaço para relaxamento e leitura, com poltrona e pufe de Jader Almeida. A mesa de apoio Cross, em mármore, foi criada especialmente para este ambiente, e se destacou pelo contraste com a marcenaria em Carvalho Americano Poro Aberto utilizada na área de estar.

O layout da suíte máster foi pensado para permitir o uso da poltrona Joy e do espelho duplo Milan, ambos assinados por Jader Almeida. A escolha por mesas de cabeceira e luminárias diferentes agregou movimento ao ambiente, enquanto o móvel em frente à cama trouxe o aconchego da madeira natural para a composição predominantemente em tons frios.

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.