Feito obra de arte, por Ricardo Pedersen

Inspirado nos sofisticados apartamentos da chamada parte nova de Nova York, este projeto recebeu uma proposta minimalista, com peças e obras assinadas por designers e artistas plásticos que inflam os ambientes de personalidade.

A famosa expressão “menos é mais” ganha cada vez mais força nos trabalhos assinados por Ricardo Pedersen. Nesta cobertura projetada pelo escritório Pedersen Arquitetura & Design, em Florianópolis, feita para o casal e para o Apollo, cãozinho da família, a máxima se faz ainda mais presente, em composições imponentes e cheias de estilo, mas sem espaços para excessos. Os jovens moradores desejavam estar mais próximos ao centro para facilitar a locomoção de casa até o trabalho. Entre os pedidos especiais, o de que a nova residência pudesse ter um ar minimalista, mas ao mesmo tempo uma essência requintada, com proposta e conceitos contemporâneos.

Honrando os desejos e vontades dos clientes, o projeto recebeu mudança geral de layout, em que nada ficou na posição original devido à má distribuição dos ambientes existentes – a única parte preservada foi a da piscina, onde houve revitalização com móveis específicos para a área externa. Um diferencial desta cobertura está nas escolhas dos elementos que compõem cada ambiente, com apostas que lembram composições elegantes projetadas em apartamentos da chamada parte nova de Nova York. Para isso, o escritório ainda apostou em peças e obras de arte assinadas por artistas plásticos, além de um mobiliário inédito.

Foto: Kacio Lira

Seguindo o conceito proposto para o projeto, a sala de estar recebeu uma proposta minimalista, onde as cores preto e marrom ganham destaque na composição, com móveis contemporâneos e sofisticados que se contrastam em meio à paleta amadeirada que toma conta deste ambiente da cobertura.

O projeto recebeu piso todo padrão no amadeirado vinílico, tanto na parte social como na parte íntima, proporcionando conforto acústico e térmico. Na sala de estar, foi utilizada a Poltrona Winding no tom verde do design Mineiro Mauricio Bonfim, designer de móveis e interiores premiado nas mais importantes mostras e feiras de decoração da América Latina. Outro destaque é a mesa lateral assinada pela designer Rejane Carvalho Leite, que garante a elegância e arremata mais esta composição.

Foto: Kacio Lira

A sala de estar traduz a atmosfera leve e descontraída, respeitando a proposta minimalista. Um dos destaques do ambiente pensado para o descanso e também para receber convidados é um tapete exclusivo confeccionado de forma manual e artesanal, por um grupo de artesãs de uma comunidade de Minas Gerais, cuja produção durou mais de vinte dias para tecer linha a linha e cor a cor. O item que ganha destaque na composição mantém a elegância do ambiente e faz abrigo para a mesa lateral assinada por Rejane Carvalho Leite.

Integração define esta cobertura onde todos os espaços são bem aproveitados. Da mesa de jantar é possível visualizar a cozinha projetada de forma integrada, e cores que se contrastam harmoniosamente honrando o conceito que paira sobre todo o apartamento – branco, preto e marrom conversam entre si e se complementam nesta composição a exemplo da sala de estar que também é integrada. O piso amadeirado vinílico também se destaca no ambiente, sendo escolhido estrategicamente e aplicado de forma padrão.

Pontos-chave

• A sala de jantar recebeu cadeiras pretas em couro e mesa do design Ibanez Razzera, artista reconhecido em todo o cenário nacional, com criações que chamam a atenção pela elegância, beleza e design sofisticado, em peças que, acima da aplicabilidade, definem um conceito e estilo de vida.

• Como pano de fundo do espaço da cozinha e sala de jantar está a parede com efeito em aço corten, executada através da técnica que utiliza camadas de tintas e finalizada com ácido para se obter o efeito natural de queima, garantindo uma textura mais realista à parede e propondo um ar mais sofisticado a este espaço funcional do apartamento.

Foto: Kacio Lira

Na cobertura, Ricardo propôs um ambiente tropical e sem exageros. Aqui, o espaço ganha outras tonalidades para compor a paisagem de paleta diversificada, com almofadas, cadeiras e sofás em tons terrosos – o que ainda dialoga com os cenários internos da residência. O verde da planta colocada junto ao sofá também provoca a sensação de leveza e suavidade propostos para o ambiente.

A suíte principal foi projetada para transmitir conforto e mimetizar as portas que dão acesso ao banheiro e a entrada do ambiente, utilizando painéis com textura e movimento. Nos armários foram utilizados vidros e iluminação para criar uma sensação de profundidade e de leveza. Na composição dos acabamentos, cabeceira, cortinas, tapetes, papeis de parede foram aplicados tons de cinza e preto para compor a cartela de cores. A cabeceira em veludo e com altura superior ao padrão dá imponência seguindo a linha minimalista.

Planejado para receber e acolher convidados especiais, o quarto de hóspedes é uma espécie de convite ao relaxamento. O ambiente segue a linha proposta aos demais cômodos da cobertura, mantendo o padrão de tonalidades, mas modificando o modelo e a textura da cabeceira, cuja aposta foi a de utilizar o couro somado à iluminação. Embora minimalista, o ambiente transmite uma atmosfera elegante e sofisticada, em que uma peça especial traduz a essência contemporânea: o Mancebo Freyr assinado pela designer Marta Manente.

Detalhando

1. Os clientes desejavam uma parte externa, livre e que servisse para contemplar a cidade. Por isso, a escolha da cobertura foi estratégica na concepção do projeto que privilegia a agradável e surpreendente vista da capital catarinense.

2. A praticidade também não ficou de fora desta proposta, onde os painéis camuflam os armários da cozinha, dando um equilíbrio entre os ambientes. A utilização de pedra natural escovada saindo do padrão tradicional de pedras polidas também permeiam o espaço.

3. Este ambiente foi pensado em dois momentos: para servir de ser banheiro social e ao mesmo tempo executar a função de lavabo. Para isso, a escolha foi a de utilizar um painel espelhado para ocultar a área molhada dando a impressão de lavabo. Outra aposta do escritório foi a de usar uma tendência forte atualmente, que é o monobloco da cuba em Nero Marquina, com espelho curvo, dando a ilusão de uma meia lua, sendo esta um grande sucesso extraído da feira de Milão – os espelhos em formas orgânicas.

4. O destaque do quarto de hóspedes é, sem dúvidas, o Mancebo Freyr assinado pela designer Marta Manente, capaz de transmitir a sofisticação do cômodo neste elemento também proposto à praticidade e funcionalidade dos convidados. O ambiente manteve as tonalidades dos outros espaços, sofrendo alterações somente no modelo e na textura da cabeceira que recebeu iluminação e couro.

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.