Elegante e natural, por Domm Arquitetura

Um projeto carregado de elementos naturais que refletem desejos, vontades e crenças. O casal de moradores recebeu uma ampla casa, em uma composição inspirada na natureza, regada a muito conforto.

Foto: Rudi Razador

Ele, geólogo; ela, professora. Aqui, o maior desejo era o de privilegiar a naturalidade na criação de uma casa funcional e integrada com os ambientes externos. Cientes dos desafios – a começar pelo extenso programa de necessidades listadas pelos clientes que haviam recém abandonado um projeto frustrante de outra autoria –, Gustavo Sordi e Paulo Saugo não pouparam esforços para a realização desta casa, que recebeu projeto arquitetônico, de interiores e todo gerenciamento da obra do escritório.

A residência está implantada em um extenso terreno de 20x50m com duas frentes voltadas para duas ruas distintas. Em uma destas ruas está a fachada principal com o acesso social e garagem. Na fachada dos fundos fica a entrada de serviço e do salão de festas. A casa está setorizada em dois pavimentos: no térreo encontram-se as áreas sociais, serviço e lazer, e no piso superior estão as áreas íntimas com duas suítes e duas demi-suítes.

O partido arquitetônico explora a extensão do terreno, em que a edificação se estende ao longo deste terreno criando um pátio central em que as áreas sociais estão voltadas a esta área de lazer e paisagismo. Honrando ao perfil dos moradores e seus desejos e pretensões, os arquitetos entregaram uma residência pautada no uso de materiais naturais como pedras, madeira, aço e mármores, além da exploração de texturas da arquitetura, bem como nos seus interiores, na mobília, marcenaria, bancadas e objetos. “Exploramos soluções entre a arquitetura, tecnologia e natureza na integração dos ambientes e na preocupação com práticas sustentáveis.”

Foto: Rudi Razador

Aqui, destaque para o uso de madeira maciça freijó no painel ripado do jantar, que garante a este espaço a essência natural pensada para o projeto como um todo. Além da madeira que chama atenção e ganha força em praticamente toda a sala de jantar integrada à cozinha, a escolha também foi por um conjunto de quadros que dialogam entre si e mantém a sofisticação do ambiente, além de um lustre que arremata a composição.

Foto: Rudi Razador

A integração proposta para os ambientes garante cômodos livres e espaços visivelmente generosos. Embora não haja paredes, a madeira escolhida para compor a sala de jantar é tão marcante que ensaia uma espécie de barreira divisória inexistente, e ao mesmo tempo imponente para este espaço. A área suavemente demarcada provoca um contraste harmonioso junto à cozinha da casa, essa, composta por outra paleta, onde o branco ganha destaque na composição, em sintonia com os armários e cadeiras de mesma tonalidade.

Para este espaço a aposta foi em elementos vazados de madeira, como um biombo, que delimitam o living da escadaria ao andar superior. O ambiente onde os tons claros ganham força e suavizam a essência do estar ainda recebeu um charmoso Sofá Trionfo Natuzzi, uma Poltrona Astral com pufe Lattoog, além de um tapete confeccionado a mão com trama diferenciada, em estilo cestaria. O living ainda ganhou uma mesa de centro de vidro, onde foram alocados peças e objetos decorativos que imprimem elegância.

Para a cozinha, o projeto apostou em uma estética minimalista predominantemente branca em contraste com o uso do Dekton marmorizado cinza nas bancadas – materiais nobres que concedem elegância e sofisticação ao ambiente. Destaque também para a escolha de portas em lâmina natural com pintura spazzolato bianco e puxadores tipo cava. A mesa suspensa em lâmina freijó elegantemente faz a divisa das áreas de forma suave, inserindo-se como um elemento importante, funcional, versátil e útil em mais essa composição criada pelos arquitetos.

O pedido especial foi um pub londrino. Entrar aqui é quase que uma viagem no tempo e na história inglesa. O espaço criado para abrigar as bebidas e servir de relaxamento traz referências de ambientação temática que deriva da cultura inglesa no uso da madeira no forro, piso, mobília e também no uso tijolo aparente. A sobriedade do ambiente se destaca com o uso do sofá chesterfield, um clássico inglês, e poltronas Aquila, da Bolis Design. Entre os destaques desta área que exala elegância e sofisticação, está a iluminação, um ponto importante na valorização do mobiliário.

A suíte da filha ganhou uma proposta multifuncional que acompanha o crescimento da criança até a adolescência, havendo transformações pontuais ao longo do tempo. A aposta foi no estilo clássico com riqueza de detalhes na mobília, uso de espelhos nas portas do roupeiro em acabamento laca branco acetinado e cabeceira em painel boiserie. Entre os destaques do quarto, o uso de laminado natural nórdico na mesa e os detalhes de prateleiras, espaços funcionais que atendem como área de estudo, maquiagem ou para abrigar objetos decorativos.

A área externa recebeu um pátio central em que todos os ambientes sociais estão voltados para a piscina e paisagismo. Revestida de pedra natural Hijau, proveniente da Indonésia, a piscina em formato de L se estende até a casa criando uma raia. Todo o piso deste ambiente da casa, pensado para receber e experienciar momentos de lazer em família ou entre amigos, foi revestido em mármore travertino escovado. Varandas coberta com estrutura em aço carbono com pintura corten também compõem a sofisticada área externa.

Detalhando

1. O closet do casal chama atenção pelo espaço generoso em que foi planejado. Convenientemente explorado em todas as formas possíveis, a área foi pensada para os clientes guardarem suas roupas e pertences, de modo que atenda às necessidades do dia a dia, em meio a uma rotina que requer organização. O armário quase que infinito ainda recebeu portas com acabamento em laca branco acetinado e espelhos, além de puxadores em dourado fosco.

2. A suíte principal recebeu um amplo banheiro com banheira que comporta duas pessoas, chuveiro e vaso sanitário compartimentados por grandes portas de correr de vidro espelhado. A bancada em lâmina natural freijó contrasta com tampo e cubas esculpidas em corian branco, além de detalhes red gold nos metais das torneiras, puxadores, luminárias e moldura dos espelhos.

3. A fachada principal da casa foi revestida de pedra madeira marrom com elementos pergolados em aço na cobertura, demarcando o acesso social da casa, com destaque para a porta em madeira maciça freijó, com sutis detalhes frisados e puxador talhado na madeira maciça. O acesso pela frente da residência recebeu escadarias revestidas de mármore travertino escovado.

Foto: Rudi Razador

4. Em um equilíbrio arquitetônico, a casa é fechada para fora e aberta para dentro, com o pátio central em evidência.

Foto: Rudi Razador

5. O design contemporâneo e elegante, presente tanto nos ambientes internos como externos, ganham destaque em praticamente todos os espaços que compõem a casa, seja com janelões de vidro ou outros elementos selecionados estrategicamente.

6 e 7. O salão de festas recebeu uma linguagem campestre de essência rústica, mas manteve o refinamento no uso dos materiais naturais. As estruturas aparentes da cobertura em madeira maciça garapeira foram o elemento principal de destaque na concepção do projeto com detalhamento e dimensionamento específico para vencer o vão livre. Mesas em madeira maciça Ipê compõem com cadeiras Lapa, da Sierra, em conjunto com objetos e ornamentos que remetem ao campo. A lareira foi revestida em pedra madeira marrom, painéis ripados e móveis em madeira maciça peroba.

As criações e edições realizadas pela Supernova Editora
se enquadram na Lei nº 9.610/98 (Lei sobre direitos autorais),
portanto, possuem proteção contra plágios e cópias.
Assim é vedado ao terceiro a reprodução de obra sem prévia autorização,
sendo que a sua utilização sem a concessão enseja reparação civil.