Afeto singular, por UNIC Arquitetura
O ponto de partida deste projeto curitibano mais do que único foi uma amizade de longa data. O escritório UNIC Arquitetura aproveitou todo o conhecimento prévio que possuía e tirou do papel um décor que reúne atemporalidade, transmite elegância e garante personalidade.

Um telefonema foi o início de tudo. Amigas de longa data, a conversa poderia versar sobre as mais diversas temáticas. Mas aquele diálogo tinha um objetivo muito claro e objetivo. O primeiro lance de cartas foi lançado e, em alguns meses, nada seria como antes.
A ideia da dupla formada por uma advogada e um juiz era criar um projeto arquitetônico autêntico, jovem, casual e contemporâneo. Para isso, foi natural chamar o duo que compõe o escritório UNIC Arquitetura, Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin. A sintonização de ideias foi natural e rápida, uma vez que o conceito e identidade de ambos eram mais que compatíveis.
Admiradores e apreciadores de design brasileiro, arte, livros, viagens, gastronomia, plantas, entre outras categorias semelhantes, o casal apresentou logo na primeira conversa algumas referências que espelhassem a sua identidade. Mesmo se conhecendo há muito tempo, o trabalho de pesquisa das profissionais da UNIC foi intenso e bem detalhado: tudo com o objetivo de entregar um décor que fosse a cara dos donos.

A liberdade criativa do duo de arquitetas foi aflorada em um imóvel com duzentos metros quadrados. Após uma adequação do layout original, o projeto foi tomando forma: o quarto de uma das quatro suítes foi metamorfoseada numa extensão do living e seu banheiro foi integrado à suíte principal.


Este cômodo, inclusive, é um dos grandes destaques do residencial. Com um pórtico em madeira que se alonga por todo o ambiente, a primeira reação de quem entra na casa é o surpreendimento. Além de ter a função de camuflar o bloco do elevador, que dá direto para dentro do imóvel, também funciona como um integrador, unindo todo o ambiente.


Desenhado com uma paleta escura e sóbria, a sala de estar e jantar é responsável por uma atmosfera sofisticada e confortável, alimentada com uma movelaria selecionada a dedo. Destaque para as peças luminotécnicas assinadas pelo designer Jader Almeida, como a luminária Ghost sobre o aparador e a luminária de piso Fitz, e a parede ripada em concreto.


As ripas também se podem ser vistas em outros ambientes, como o escritório, por exemplo. Minimalista e jovial, o espaço conta com um soalho amadeirado e um plano de fundo branco monocromático. Para quebrar a sobriedade, peças coloridas pontuais servem para avivar e trazer destaque.



Na varanda, um jardim vertical é responsável por roubar a cena. Contrastando com o aspecto urbano aplicado em todo o projeto, a cortina verde foi colocada maestralmente pelo UNIC ao lado de uma janela em fita, com boa iluminação natural. Complementando o espaço, as poltronas Doty, o banco Phillips — ambos com a assinatura do designer Jader Almeida — e as banquetas Cascade — da Cremme — são bem colocadas com o objetivo de aveludar a composição.

Na suíte máster está localizado o pedido especial do casal, que solicitou um armário todo em vidro. Com assinatura do duo de arquitetas, a peça é a grande protagonista do cômodo e conta com desenho todo personalizado e estrutura clean. A peça divide o quarto do closet, possibilitando uma organização espacial bem disposta da cama em ilha.

